FotoDicas 2



Projeto - Um rebatedor para luz de flash

J C Beltrão




O rebatedor pode ser feito de qualquer material branco que reflita luz, tal como cartolina ou plástico não muito flexivel para que seja possivel a montagem.
Se usada cartolina do tipo dupla face, sendo uma das faces branca e a outra prateada ou dourada, ganha-se a possibilidade de usa-lo com qualquer das duas faces voltada para baixo ( a face que rebaterá a luz do flah ) bastando dobra-lo de forma conveniente.
Quando usada a luz rebatida na face dourada, o efeito obtido na foto é de um tom mais ´quente´ e a face prateada cria uma luz mais intensa e "áspera" que a rebatida na face branca.
O principio do rebatedor é o exposto no FotoDicas numero 1 , ou seja, a superficie do mesmo é maior que a da ´lente´ dos flashes de forma geral e esse aumento de tamanho da fonte de luz suaviza o contraste luz/sombra da foto.
Ele pode ser usado nos flashes mais comuns cuja cabeça se movimente para cima ou para aqueles que podem ser usado não montados na sapata da câmera mas sim conectados a ela através de um cabo de sincronismo.
Um outro efeito do rebatedor é o de emitir a luz a partir de um ângulo maior que dos flashes normais, permitindo o uso de objetivas grande angulares na faixa dos 28mm sem o escurecimento das areas externas da foto.

Impressão

Salve (clicando o botão direito do mouse ) a figura do MOLDE abaixo ( é um arquivo de extensão .gif ) , e imprima o desenho que é a planta do rebatedor.

MOLDE :

A impressão deve ser em papel de tamanho A4 ou maior, mas mesmo para imprimir em A4 configure a impressão para papel de tamanho OFICIO sem margens, cabeçalhos ou pés de página.
Para referencia de tamanho, a dimensão menor ( horizontal ) do desenho é 18,5 centímetros.

Esse traçado deve ser transferido para o papel com o qual se deseja construir o rebatedor ou pode ser impresso diretamente no papel definitivo, mas nesse caso este deve ser de uma gramatura de pelo menos 180 g/m2.

Montagem

Após recortado na linha cheia deve-se dobrar nas linhas pontilhadas para se obter o formato exposto nas fotos que são de um rebatedor feito com cartolina dupla face branca/dourada montada para usar a face branca ( a superficie voltada para baixo será a que vai refletir a luz ).
A montagem no flash pode ser feita com elástico ou fita adesiva.
Uma vez que o custo é baixo, fica viável refazer o rebatedor quando ele começar a apresentar vincos ou dobras que impeçam a boa reflexão.
É interessante repetir que esse esquema funciona até distâncias de cerca de 4 metros do objeto fotografado. Acima disso, o efeito de tamanho relativo da fonte de luz é perdido.
Para uso com flashes manuais deve-se considerar a perda de luz na superfície refletora. Como base, a perda em um rebatedor de cartolina branca comum é de aproximadamente 2 pontos e para a faces metalizadas 1 ponto.


Esquema da montagem :

Rebatedor montado :


Se gostar do efeito de iluminação obtido com o rebatedor e desejar um modelo mais resistente e com menos perda de luz, veja o fotodicas 3 , ou peça informações mandando sua mensagem para o endereço abaixo.




Volta para indice da FotoDicas

Volta para a pagina principal


Mande sua mensagem para : fotodicas@altavista.net

© 1997 joaobeltrao@superig.com.br


1