Visivelmente baixo e comprido, o Teckel dá a perceber, pela silhueta, sua característica de caçador de tocas. Seu corpo, liso e musculosos, assim como suas extremidades, é o mais adequado para esse tipo de trabalho. Outra de suas especialidades é a busca da caça graúda ferida, para o que demostra notavel destreza e audácia.
Mas, além disso, esse cão de personalidade corajosa e independente , mostra também sua faceta amável e carinhosa, e pode ser um perfeito animal de companhia. Extraordinariamente fiel a seu dono, não hesitará em defendê-lo de qualquer tipo de agressão, superando seu pequeno porte com muita valentia.
Em particular a variedade de pêlo curto chegou a Ter grande aceitação como cão de companhia, para o que contribuiu, sem dúvida, seu aspecto físico, de silhueta divertida e totalmente diferente de qualquer outra raça.
Nas tarefas de caça, o Teckel se mostra muito eficiente, além de ser polivalente. Embora sua estrutura física o capacite, em particular, para penetrar em tocas, possui também um olfato muito apurado, graças ao qual comprova sua qualidade de sabujo. É capaz de seguir , durante muito tempo e por lugares remotos e pouco acessíveis, o rastro de um animal levemente ferido.
ALTURA NA CERNELHA de 17 a 25 cm.
PESO de 3,5 a 9 kg.
PELAGEM de uma só cor: do amarelo ao avermelhado. De duas cores: preto ou marrom.
EXPECTATIVA DE VIDA de doze a quinze anos.
CARÁTER curioso, voluntarioso, vivo, corajoso.
RELAÇÃO COM AS CRIANÇAS muito boa.
RELAÇÃO COM OUTROS CÃES boa.
APTIDÕES cão de caça e de companhia.
NECESSIDADE EPAÇO reduzida
ALIMENTAÇÃO de 100 a 200 g diários de alimento completo e seco.
CUIDADOS escovações, para os de pêlo comprido e corte periódicos para os de pêlos duro.
CUSTO DE MANUTENÇÃO médio.