FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AÇÃO CONTINUADA

"Toda formação encerra um projeto de ação. E de transformação. E não há projetos sem ações."

Viver a formação continuada em nossa profissão, professores, é uma atitude necessária e constante. Sem leituras, sem estudo, sem diálogos com nossos parceiros é muito difícil atender as alterações propostas nas instituições educacionais a fim de garantir a qualidade no ensino e na aprendizagem.
Neste sentido, estudos e investigações realizadas nas últimas décadas sublinham a necessidade de resignificar os programas de formação de professores. Não se trata de inovar e alterar os preconceitos existentes sobre o hiato existente entre ensinar o professor a “ser” ou a “ter “ - conhecimentos, e o que o professor “é “ e “faz”. Esta resignificação integra a valorização da pessoa e o desenvolvimento de competências profissionais. Entretanto, considerar estas dimensões não necessariamente altera um programa de formação continuada. Este olhar passa a determinar alguns pressupostos teóricos, conceitos, estratégias a serem utilizadas de forma a oferecer uma perspectiva orienta-dora. A organização de um programa de formação de professores que considera a perspectiva pessoal e profissional atende três dimensões do papel do professor onde cada profissional possa compreender e direcionar sua aprendizagem para as áreas de competência. Entender estas dimensões e aceitar o cenário da sua atuação- escola, como referência para sua aprendizagem pode ser considerado o ponto de partida.
Enfocamos a dimensão pessoal ao destacarmos o seu estilo próprio, suas características, a sua maneira de estar no mundo. Seus projetos de vida, o investimento pessoal colaboram para a construção de sua identidade profissional. Nesta segunda dimensão espera-se que o professor atue como decisor pedagógico e assuma o responsabilidade de seu próprio desenvolvimento. O papel de decisor pressupõe uma compreensão clara sobre o processo de ensino, suas atividades, a reorganização constante das suas tarefas pedagógicas e a articulação com a comunidade escolar. A terceira dimensão destaca a responsabilidade do professor compreender que o complexo processo de ensino está ligado em contextos mais amplos como a escola, comunidade e a sociedade e assim, defina e encaminha a sua participação na gestão escolar, nas práticas curriculares e nos projetos sociais na criação e manutenção de um ambiente educativo de formação continuada.
O professor e o seu papel profissional constituem o tema articulador de um programa de formação. Não pode haver uma formação sem ação.

* Profa. Dra. Vera Melis Paulillo 1