titturismo.GIF (7259 bytes)


As praias e o carnaval são imperdíveis, mas não são as únicas atrações do Recife.
Visitar os monumentos históricos, os fortes, os palácios e museus é muito interessante.
As igrejas e conventos são um roteiro à parte. São belíssimas contruções em estilo barroco que nos fazem viajar ao passado e apreciar sua riqueza de detalhes em uma atmosfera tranqüila e renovadora.
O Mercado São José e a Casa da Cultura são ótimos locais para a compra de artesanato e produtos regionais, além de nos oferecer a bela visão de suas estruturas.
Por fim, Olinda é roteiro obrigatório e merece pelo menos 1 dia inteiro de visita. Suas ladeiras, casarios e monumentos históricos merecem ser visitados, assim como a famosa praça da Sé, com seus bares, barracas de comidas típicas, artesanato e um clima de muita animação.

fttortura.jpg (5442 bytes) A Cidade

Em Recife, existe uma lei que obriga grandes edifícios comerciais ou residenciais a terem uma escultura em sua área livre. Esta lei fez de Recife o maior museu a céu aberto do país. Um simples passeio a pé pela cidade já proporciona um contato com obras de artistas locais.

Arquivo Público Estadual - construído para servir de Casa de Câmera de Cadeia da Vila do Recife entre os anos de 1729 e 1732. Passou a ser arquivo público em 1945 e tem um rico acervo de jornais históricos.
Rua Imperador Pedro II, 371 - 2a a 6a das 8h às 12h

ftcasacultura.jpg (7266 bytes) Casa da Cultura - construída em 1848 a antiga Casa de Detenção foi restaurada e hoje suas celas abrigam lojas de artesanato, restaurantes, auditórios museus e salas de exposições, projeções e aulas.
Rua Floriano Peixoto, s/n - 2a a sábado das 9h às 19h

Faculdade de Direito do Recife - concluído em 1911, o prédio tem estrutura mista de ferro e alvenaria e foi tombado pelo SPHAN/Pró-Memória.
Praça Adolfo Cirne, s/n

Forte do Brum - destinado a proteger a entrada do Porto do Recife, a construção foi iniciada pelos holandeses em 1630 e terminada pelos portugueses em 1690.
Praça do Brum, s/n - 3a a 6a das 10h30 às 16h30

Forte das Cinco Pontas - exemplo típico da escola holandesa de fortificações. Declarado monumento histórico em 1938, hoje abriga o Museu da Cidade do Recife.
Largo das Cinco Pontas, s/n - 2a a 6a das 10h às 18h, sáb e dom 13h às 17h

Fundação Gilberto Freyre - localizado no Solar dos Apipucos onde viveu o sociólogo Gilberto Freyre, reúne seu patrimônio cultural, seus bens e acervo.
Rua Dois Irmãos, 320

Galeria Metropolitana de Arte Aloísio Magalhães - possui uma valiosa pinacoteca de artistas pernambucanos.
Rua da Aurora, 265 - 2a a 6a das 7h30 às 13h30

Igrejas, Capelas e Conventos

Basílica de Nossa Senhora do Carmo - igreja do Convento das Carmelitas, construída entre 1663 e 1767 por Maurício de Nassau em estilo barroco-rococó.
Pátio Nossa Senhora do Carmo, s/n - diariamente das 8h às 12 e 14h às 17h
Capela Dourada da Ordem Terceira de São Francisco - construída em 1697 em estilo barroco com predominância de pintura em ouro, que lhe valeu o nome. ë um dos mais importantes exemplo sda arte religiosa no Brasil.
Rua Imperador Pedro II, s/n - 2a a 6a das 8h às 11h30 e 14h às 17h
Capela de Nossa Senhora da Conceição da Jaqueira - considerada umdos exemplos mais marcantes da arquitetura barroca em Pernambuco, não se sabe a data de sua construção.
Parque da Jaqueira, s/n
Convento Franciscano de Santo Antônio
- conserva inalterados seu straços originais do século XVI, com entalhes em jacarandá, pinturas e azulejos. É uma das construções mai srepresentativas da arquitetura barroca no Brasil.
Rua Imperador Pedro II, s/n - 2a a 6a das 8h às 11h30 e 14h às 17h
Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem - também em estilo barroco, construída à beira mar em 1707.
Praça da Boa Viagem, s/n - 2a a 6a das 8h às 11h e 14h às 17h
Igreja Nossa Senhora Conceição dos Militares - um dos mais belos exemplos setecentistas do país. Foi construída no século XVIII. Anexo à igreja funciona o Museu de Arte Sacra.
Rua Nova, s/n - 2a a 6a das 7h30 às 11h30
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos - totalmente modificada da construção original, apresent aum notável trabalho de baixo relevo, além dos negros no altar.
Rua Estreita do Rosário, s/n - diariamente das 8h às 12h e 14h às 17h
Igreja Nossa Senhora da Saúde - construída em 1807 em estilo barroco, situa-se no Poço da Panela, num largo de casarões cuidadosamente conservados que formam um conjunto arquitetônico de rara beleza.

Marco Zero - o soberbo torreão em estilo tunisiano, do velho Arsenal da Marinha, marca o quilometro zero do sistema rodoviário do Recife.
Praça Rio Branco, s/n

ftsaojose2.jpg (5213 bytes) Mercado São José - projetado e construído pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier, em estrutura de ferro é um exemplo típico da industrialização da arquitetura no século XIX. Recentemente restaurado pode ser apreciado em toda sua beleza. Lá se pode comprar artesanato e produtos regionais.
Praça Dom Vital, s/n

Museu do Estado - rico acervo da época colonial em Pernambuco. Foi antiga residência do Barão de Beberibe.
Av. Rui Barbosa, 960 - 2a a 6a das 9h às 17 - sad, dom das 14h às 17h

Museu do Homem do Nordeste - acervo com estudos e peças sobre antropologia, cultura do açúcar e arte popular.
Av. 17 de Agosto, 2187 - 3a, 4a e 6a das 11h às 17h, 5a das 8h às 17h, sab, dom das 13h às 17h

Museu do Trem - funciona na Estação Ferroviária, construção típica do final do século XIX pelo seu aspecto decorativo e estrutura em ferro.
Praça Visconde de Mauá, s/n

Oficina Cerâmica Francisco Brennand - localizada na antiga fábrica cerâmica da família Brennand, hoje possui um conjunto de esculturas e peças em cerâmica que compõem um local de extrema beleza onde se pode apreciar a diversidade da expressão artística e cultural do mestre Francisco Brennand.
Engenho São João, s/n  - Varzea - 2a a 6a das 8h às 16h

ftrecife2.jpg (13345 bytes)
Foto da Praça da República, onde se encontram o Teatro Santa Isabel, o Palácio da Justiça e o Palácio do Campo das Princesas entre as pontes Santa Isabel e Buarque de Macedo.

Palácio da Justiça - concluído em 1930, é projeto do arquiteto grego Giácomo Palumbo em estilo renascentista. Tem área de 2.506m2, três andares e uma cúpula de dois andares, considerada a mais alta do Brasil, com 45m acima do solo.
Praça da República, s/n

Palácio do Campo das Princesas - construído por Maurício de Nassau em 1642. Atualmente serve como residência do governador.
Praça da República, s/n

Pátio de São Pedro e Concatedral São Pedro dos Cléricos - conjunto urbano declarado monumento histórico. A igreja é uma belíssima obra em estilo barroco construída entre 1728 e 1782.
3a a 6a das 7h às 11h e 14h às 16h sab das 8h às 11h, dom das 10h às 12h

ftpontes2.jpg (6649 bytes) Pontes da Cidade - Ponte Velha (6 de março), Ponte Boa Vista, Ponte Duarte Coelho,  Ponte Princesa Isabel, Ponte Buarque de Macedo, Ponte Maurício de Nassau. Todas localizadas no centro da cidade e cada uma com sua história e sua magia. São o cartão postal da cidade. Reserve uma tarde para visitá-las em um passeio à pé.

Teatro Santa Isabel - obra em estilo neoclássico, projetada pelo engenheiro francês Vauthier em 1841. Em seu palco brilharam grandes brasileiros como Rui Barbosa, Carlos Gomes, Joaquim Nabuco e Castro Alves.
Praça da República, s/n

Torre Malakoff - construída no período de 1853 a 1855, tem seis andares e é considerada a porta de entrada de Recife. Pertenceu ao Arsenal da Marinha e é tombado pelo Patrimônio Histórico. Teve os anexo sdestruídos em agosto de 1993. Atualmente faz parte do Centro de Manifestações Culturais do Estado de Pernambuco.

Olinda - a 10 minutos do Recife está a cidade de Olinda, que por todo seu acervo histórico, arquitetônico e cultural foi incluída pela UNESCO como Cidade Patrimônio Mundial. Em suas ladeiras são inúmeros os casarios e construções dos séculos XVI e XVII e os monumentos religiosos são tantos que Olinda é conhecida como a "Cidade das Igrejas". No carnaval, a participação popular é tanta que lhe rende o nome de "Carnaval Participação". Nesta época Olinda se veste de cores e alegria e vive um verdadeiro baile popular em suas infinitas ladeiras.

Parque Nacional dos Guararapes - A criação do Parque foi o último ato das comemorações do Tricentenário da Restauração Pernambucana em 1954. Alí foram travadas as Batalhas dos Guararapes em 1648 e 1649 contra os holandeses. No alto dos Montes Guararapes encontra-se a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, erguida em 1656 em homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres pela vitória das forças da Restauração Pernambucana contra o sinvasores holandeses. Suas imagens barrocas tem grande valor artístico e é a única igreja em Pernambuco cuja fachada é toda em azulejos.

1