Principal | História | Cultura e Arte | Turismo e Lazer | Logradouros



 Presente em todas as manifestações populares, culturais, religiosas ou até mesmo em grande eventos de concentração intelectual ou política. As bandas Cabaçais, bandas de Couro ou Pífaros. Sempre utilizada como orquestração para as demais manifestações folclóricas. Formada por quatro elementos, os quais tocam e dançam, todos os estilos musicais ao seu modo. É comum se encontrar as bandas de Couro nos pés-de-serra animando as novenas ou renovações cristãs. Os instrumentos são feitos artes anualmente, o zabumba, confeccionado em couro e madeira, utilizado como baixo, marcador em função do seu som grave, o outro instrumento é caixa de guerra e dois pífaros. Alguns grupos mais estilizados incluíram o uso de pratos e reco - reco. O que não é utilizado por todas, incluindo as mais tradicionais. Quanto sua origem, todos os pesquisadores são unânimes: a banda de couro ou cabaçal tem origem negra. Em Crato uma das músicas mais conhecidas e executadas - a "A briga do cachorro com o gato", passada em partitura pelo Maestro Azul. Artista cratense que trilhou sua vida devotada à música.  A banda mais conhecida em Crato é banda dos Irmãos Anicetos, grupo formado por quatro irmãos, que fabricam seus próprios instrumentos, tanto para uso como para comercialização, são agricultores que carregam a cultura e arte nas suas veias. Esse grupo tem várias apresentações importantes incluindo a gravação de disco, mais recentemente teve participação ativa no show do mago dos sons Hermeto Pascoal durante a realização da Exposição do Crato em 1997.




 O Crato é conhecido como celeiro cultural, principalmente porque são inúmeras as atividades culturais da sua gente, ao longo dos tempos. As quadrilhas e folguedos são comuns em todos os arredores da cidade. Trancelim, Pau de fita, a Dança de São Gonçalo e mais as quadrilhas que por sua forma atualizada e com grande participação comunidade já se apresenta em festivais de grande concorrência.




 Fio cultural mais estudado, considerando a sua importância para análise das nossas tradições e costumes; demonstração das habilidades dos antepassados que habitavam esta região. O artesanato local é produzido de matéria-prima comum no seio do artesão como: a palha, o barro, a madeira. Todos esse potencial pode ser encontrado nas feiras livres, nos mercados.




 Criado em maio de 1967, como Pequeno Coral do Crato, hoje com trinta anos de existência, mais de 1.500 jovens já integraram o grupo, um repertório de mais de 200 canções em vários idiomas. Com todo esse acervo, o coral tem se apresentado em várias regiões. O Pequeno Coral do Crato é composto de crianças a partir de um ano e dez meses até adolescencia e adultos. Na festa de trinta anos, em 1997, o Coral comemorou com a confratenização de todos os ex-integrantes um grande espetáculo que reuniu artistas de todas as idades. Um verdadeiro encontro de gerações.


 O Crato é, e sempre foi cenário prolífico de artistas talentosos, especialmente no ramo da música, onde muitas vezes, seus artistas são reconhecidos principalmente nos grandes centros. Dentre os Artistas Cratenses de destaque da nova geração, poderíamos citar os nomes dos irmãos Pachelly e Abidoral Jamacarú, ambos músicos, compositores, ambos com discos gravados, com um estilo todo próprio de compor.Pachelly Jamacarú já ganhou por diversas vezes, prêmios em diversos festivais a nível nacional, com suas composições. Ambos são filhos do grande "seu Abidoral", grande seresteiro, hoje falecido, que animava as noites cratenses por quase meio século.Poderíamos citar ainda os nomes de Cleivan Paiva, que embora tendo nascido em Simões, Piauí, é Cratense de coração, tendo já produzido 3 discos, e participado da produção de inúmeros outros de reconhecidos artistas cearenses, onde atuou como produtor e guitarrista, à nível nacional.É um dos maiores talentos à guitarra do Nordeste Brasileiro.Temos ainda, o grande Tecladista e Pianista, Diretor Musical e Compositor erudito Dihelson Mendonça.É considerado dos maiores "JAZZ-MAN" do Nordeste brasileiro, tendo participado de Shows lado a lado com os maiores talentos da música instrumental brasileira moderna, como Vagner Tiso (Tecladista), Mauro Senise (Sax), Gilson Peranzzetta (Piano), Hermeto Pascoal ( !! ), e Arismar do Espírito Santo (Baixista), dentre outros.O crato possui ainda vários nomes de destaque, como o grande Baixista "Manoel D'Jardim", reconhecido por inúmeras participações em gravações e Shows, e o cantor João do Crato, figura ímpar dentro do cenário musical regional e até cearense, pelas suas inusitadas atuações bem humoradas, e extravagantes, mas, de muito talento.É um artista que denota uma maneira extremamente peculiar de cantar, ser, e sentir a música.
Na Área dos Trovadores, é inevitável citar o nome de Francisco Correia Lima (O Correinha), grande incentivador do folclore da região.Vale citar ainda o nome do grande tecladista Hugo Linard, que ao longo de 3 décadas, vem atuando na região, e foi o autor do grupo de maior expressão musical da MPB dos anos 70 : O famoso "Azes do Ritmo", conhecido pelo nordeste afora...



Principal | História | Cultura e Arte | Turismo e Lazer | Logradouros


This page hosted by  get your own free home page


 Ficha Técnica
1