Catedral Metropolitana
A construção dessa suntuosa catedral começou em 1920 e demorou 50 anos para ser concluída. Trata-se de um monumento no estilo neo-gótico inspirado na catedral alemã de Colônia. Sua estrutura é em concreto armado e os vitrais, de autoria do imigrante italiano Formenti, foram doados por famílias ricas da cidade e pelas irmandades religiosas. Suas torres chamam a atenção de qualquer um que as contempla sob o sol tropical de Vitória.
Vista da
Catedral Metropolitana de Vitória (formato JPEG, 17Kb)
Palácio Anchieta
Atualmente sede do governo estadual, o Palácio Anchieta guarda, sob o local do altar-mor da antiga igreja, o túmulo do Padre José de Anchieta, "Apóstolo do Brasil". Destaca-se na paisagem por sua localização e arquitetura monumental. Na reforma que durou de 1908 a 1912, foi mantida a estrutura original, com suas grossas paredes de pedra e cal, e o prédio foi adaptado aos modos do século XX : salões, móveis de época e objetos artísticos. Em 1928, o Palácio passou a abrigar outras repartições públicas. A fachada foi transformada de acordo com o estilo e a imponência da época com a abertura de novas entradas ornamentadas.
O Palácio Anchieta se localiza no centro da cidade, em uma região conhecida como "Cidade Alta" e é cercado por outras construções históricas.
Vista do Palácio Anchieta
(formato JPEG, 16 Kb)
Praia do Canto e Curva da Jurema
A Praia do Canto fica ao lado do Iate Clube do Espírito Santo e é mais indicada para o lazer pois possui uma praça (a dos Namorados) com área para prática de esportes (tênis, vôlei, basquete, futebol soçaite e pistas de patinação e skate). Aos Sábados e Domingos, abriga uma feira de artesanatos, com shows eventuais durante o verão.
Anualmente ocorre aqui, em seu circuito de rua, uma etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford/Chevrolet.
Vista aérea da
Praia Do Canto e Curva da Jurema
(formato JPEG, 21 Kb)
Praia de Camburi
Urbanizada em seus 5 km de extensão, a Praia de Camburi concentra as atividades culturais e esportivas promovidas pela prefeitura durante o verão. Tem uma faixa larga de areia fina e clara, que pode ser usada inclusive à noite graças aos potentes refletores de iodo que a iluminam. Esta praia é um dos pólos da vida noturna da cidade. Suas ondas são fracas na parte inicial onde estão concentrados a maioria dos restaurantes. Na parte final possui ondas moderadas, sobretudo próximo ao segundo pier, onde a garotada da cidade se reune para praticar o surf. Em toda a sua extensão esta praia possui quiosques, restaurantes, bares, hotéis e locais para prática de vólei de praia e futebol de areia.
Vista da
Praia de Camburi
(formato JPEG, 33 Kb)
A Curva da Jurema é a mais procurada pelos moradores da Grande Vitória. Possui um aterro, coqueiros, quiosques (sempre com atrações nos finais de semana, para animar os frequentadores), uma praça, também com ampla área de lazer e um Shopping Center nas proximidades. Sem ondas, é ideal para a prática de esportes náuticos. Aqui também acontecem competições, como o campeonato de canoagem oceânica.