EQUIPA ARCIPRESTAL

PLANO PASTORAL
Apoio aos grupos
Centro Documentação
Conferências Quaresmais
Cursos de animadores
Encontro de grupos
Equipas animadores
Festival Arciprestal
Formação permanente
Fátima Jovem
Semana da Pastoral Juvenil
Vigília de Pentecostes

AGENDA

CONTACTO
Nº13 - Dezembro 97
Nº12 - Setembro 97
Nº11 - Março 97
Nº10 - Janeiro 97
Nº9 - Novembro 96

DOCUMENTOS

NOVIDADES

LINKS

A Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil de Barcelos assumiu como uma das principais apostas do seu plano, o acompanhamento/criação de grupos de jovens em todas as paróquias. Para além do apoio aos animadores, através da equipa de animadores, a EAPJB procura acompanhar os grupos, realizando visitas e acompanhando mais de perto cada grupo.

O acompanhamento dos grupos realizado até ao ano pastoral 1996/97, consistia em 3 a 4 visitas iniciais ao grupo (já existente ou novo). Depois o apoio era dado sobretudo aos animadores, quer na equipa de animadores quer em reuniões com animadores de determinados grupos, fornecendo-lhes esquemas de reuniões "avulso" e acompanhando as dificuldades e "êxitos" da caminhada do grupo. Nesta fase a EAPJB apenas realizava visitas esporádicas aos grupos.

A partir do ano de 1997/8, a EAPJB procurou desenvolver um "itinerário" que permitisse a sistematização do acompanhameno dos grupos. Este itinerário será apenas uma oferta para aqueles grupos que não o têm. A EAPJB procurará insistir na necessidade de cada grupo procurar ter um "itinerário" que faça com que o vá caminhando com um rumo e metas a atingir (ver "Linhas Fundamentais da Pastoral Juvenil"). Temos conhecimento que o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil está a trabalhar num projecto de catequese da juventude. Enquanto este não estiver concluído, o itinerário proposto pela EAPJB procura responder as necessidades imediatas dos grupos do arciprestado

Este itinerário constará de duas etapas:

Etapa de Proposta

Esta primeira etapa (que se seguirá aos 10 anos de catequese) terá como objectivo fundamental, propor aos adolescentes do seguimento de Jesus em grupo. Terminada esta etapa o adolescente/jovem fará uma opção inicial por seguir Jesus num grupo e fundamentar essa opção na próxima etapa.

Etapa de Fundamentação

É uma etapa permitirá completar a "personalização da fé" e será constituída por três "eixos" fundamentais: Conversão, Comunidade e Reino de Deus.

Terminada esta etapa, o jovem estará em condições de fazer uma opção de vida por Jesus, integrando de forma coerente a fé e a vida e com disposição de assumir um compromisso, na Igreja e no Mundo, de acordo com a sua vocação, tendo como referência uma Comunidade Cristã.

A partir do ano pastoral 1998/9 iniciaremos o primeiro nível da Etapa de Proposta.

Entretanto, neste ano (1997/8), vamos desenvolvendo primeiro nível da Etapa de Fundamentação. Foram já elaborados e propostos aos grupos dois temas:

  • Tema 1: "Que procuram as pessoas?"
    Conteúdos principais: As pessoas (sociedade) e nós que procuramos?; A pergunta de Jesus: "Quem procurais"?; Projecto de grupo (o que o grupo procura este ano)...
  • Tema2: "As escravidões do nosso tempo"
    Conteúdos principais: A publicidade; Textos evangélicos; As escravidões e as formas de libertação...

 

1