RESUMO DA HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO

À LUZ DO ESPIRITISMO

[Terceiro Milênio HP]


[Espiritismo]

[Conhecimento]

[Serviços]

[palavras]

[Links]

[Variedades]

[Outras Páginas]

Melhor resultado com resolução de 800x600 pixels

naka@ufpa.br

Yuzo Nakamura

Rua dos Timbiras, 1977

Cep: 66040-470

Belém - Pará- Brasil

[ I-A Gênese Planetária | II-A Vida Organizada | III-As Raças Adâmicas | IV- A Civilização Egípcia |

I - A Gênese Planetária

A Comunidade Dos Espíritos Puros

Como existe anjo de guarda para cada indivíduo encarnado, temos igualmente para uma família, comunidade, cidade, país, planeta, sistema, galáxia, etc.

O nosso sistema solar não é exceção. Temos uma comunidade de Espíritos Puros e Eleito pelo Senhor Supremo do Universo e Jesus é um dos membros divinos, responsável pelo destino espiritual dos terráqueos.

Essa comunidade de seres angélicos e perfeitos, já se reuniu por duas vezes no curso dos milênios conhecidos para a solução de problemas decisivos da organização e da direção do nosso planeta.

A primeira, no momento que a porção da nebulosa solar desprendia para dar origem ao futuro planeta, berço da família humana, e segunda, na decisão da vinda do Senhor à face da Terra, trazendo a lição imortal do seu evangelho de amor e redenção.

Os Primeiros Tempos

Laboratório de matéria ignescente, as descargas elétricas, em proporções jamais vistas da Humanidade, despertam estranhas comoções no grande organismo planetário, cuja formação se processa nas oficinas do Infinito.

Para estabilizar e dar condições favoráveis ao surgimento de vida na Terra, foi criada a Lua, satélite âncora do equilíbrio terrestre.

Ao passar do tempo, há condensação dos vapores, a formação da crosta, oceanos e cortina de ozônio. A água tépida com a luz solar filtrada foi o berço da primeira vida organizada no orbe, o protoplasma e, com ele, lançara Jesus à superfície do mundo o germe sagrado dos primeiros homens.

Início

II - A Vida Organizada

Os Primeiros Habitantes

Os primeiros habitantes da Terra, no plano material, são as células albuminóides, as amebas e todas as organizações unicelulares, isoladas e livres, que se multiplicam prodigiosamente, possuindo apenas um sentido - o do tato, que deu origem a todos os outros, em função de aperfeiçoamento dos organismos superiores.

Milhares de anos foram precisos aos operários de Jesus, nos serviços da elaboração paciente das formas. Das amebas primitivas à colônias de infusórios. Após as últimas convulsões interiores do orbe, estabelecem os contornos geográficos do globo, surgindo, desse modo, as grandes extensões de terra firme, aptos a receber as sementes prolíticas da vida.

Os primeiros crustáceos terrestres provém dos crustáceos marinhos e são seguidos pelos batráquios.

Nessa fase evolutiva do planeta, todo o globo se veste de vegetação luxuriante e prodigiosa, dando condições favoráveis a animais de porte grande das eras primitivas.

Os Antepassados do Homem

O reino animal experimenta as mais estranhas transições no período terciário, sob as influências do meio em face dos imperativos da lei de seleção.

A origem da raça humana aqui na Terra, não provém das figuras lendárias de Adão e Eva, decaídos do Paraíso, esta é apenas uma lembrança dos Espíritos degredados na paisagem obscura da Terra, como Caim e Abel são dois símbolos para a personalidade das criaturas.

Os primeiros antepassados do homem são algumas raças de antropóides. Estas e os ascendentes dos símios que ainda existem no mundo, tiveram a sua evolução em pontos convergentes, e daí os parentescos sorológicos entre o organismo do homem moderno e o do chimpanzé da atualidade.

A Grande Transição

Os antropóides das cavernas espalharam-se, então, aos grupos, pela superfície do globo, no curso vagaroso dos séculos, sofrendo as influências do meio e formando os pródromos das raças futuras em seu tipos diversificados.

Os séculos correram e até que um dia as hostes do invisível operaram uma definitiva transição no corpo perispiritual preexistente, dos homens primitivos, nas regiões siderais e em certos intervalos de suas reencarnações.

Surgem os primeiros selvagens de compleição melhorada, tendendo à elegância dos tempos do porvir.

Início

Resumo do livro: A Caminho da Luz (Emmanuel),
psicografado pelo médium Francisco C. Xavier em 1938.

Continua na Página histociv2.htm

Escreva-me p/ e-mail: naka@ufpa.br
Yuzo Nakamura
Belém - Pará - Brasil

1