o triste fim da
boemia
.

por fernando mendes sá*

ultimamente a boemia carioca tem se visto atacada por todos os lados. já tem uns anos veio um tal de pizza inn fechando o ra, marco do baixo leblon, e acabando com o alberico's. fechou o sagres, o boato à época era que mais um pizza inn iria nascer. que tempos preocupantes, que tempos tensos. felizmente a profecia não se realizou. ufa. se bem que aquele bar que nasceu no lugar é um tanto estranho. depois veio o nosso prefeito guloso, mal ganhou as eleições já foi comprar briga com a noite do rio, logo com o circo, circo voador. local de nascimento do rock br na década de 80. comprou briga logo com um bando de punks, foi vaiado claro. fechou o circo.

nosso prefeito glutão assumiu, e parecia até que ele e a boemia teriam um bom relacionamento, editou o tal do rio botequim (que não é grandes coisas, mas é alguma coisa), fez um projeto para revitalizar os botequins da parte velha do centro, alguns com painéis super legais. parecia até que tínhamos um prefeito boêmio. mas não, essa lua de mel não durou muito.

depois do circo, o baixo gávea, santa tereza, os postos de gasolina, os bares do maracanã e quem sabe mais o que a gula do nosso prefeito quer? eu só sei que estou com medo, muito medo. imagina o rio sem um botequinzinho pra gente beber? sem um só barzinho pra passar a noite inteira conversando? sem aqueles lugares ótimos pra conhecer umas meninas bonitas? não, isso não seria o rio de janeiro.

mas isso tudo por causa do nosso prefeito comilão? que coisa mais incoerente, um prefeito que diz que o botequim é um dos grandes patrimônios cariocas quer proibir a gente de beber? vamos fazer o que nos botecos então? imagina, um rio meio que chicago da década de 30, será que ele acha que é isso que vai acabar com a violência? será? sei lá.

vai ver algum médico mandou ele fazer dieta, impediu ele de freqüentar um botequinzinho que seja. vai ver é isso, só pode ser isso. nem nosso antigo prefeito maluco beleza seria capaz de fechar nossos tão queridos botecos.

o que seria do rio se não existissem botequins? logo o rio, cidade dos botequins, cidade da boemia, cidade do nascimento da bossa nova. cidade dos grandes bailes do império, não consigo imaginar um rio sem bebida.

mas nós boêmios não seremos extintos facilmente, nós vamos brigar, vamos lutar com todas as nossas armas, nossas garrafas, nossos copos e nosso savoir fairë. fica aqui então a minha convocação a todos os boemios do rio de janeiro, brindemos ao rio...


* fernando mendes sá é boêmio


| email | início | as crônicas | os equívocos | os homi | os comentários |

1