contra quem, prefeito?

por fernando gusmão*

a prefeitura de conde, realmente, merece todas as manifestações de repúdio. não o odeio, mas divirjo frontalmente de suas posições políticas e sua forma de administrar o rio.

a educação, minha principal bandeira de luta, por exemplo, tem sido séria e violentamente desprezada pelo prefeito. isso ficou claro na luta travada na justiça, até a última instância, para aplicar menos verba do que prevê a lei orgânica. a constituição federal de 88 determina que os municípios apliquem, no mínimo, 25% do orçamento anual em educação, mas a lei orgânica do município, avaliando as necessidades locais, determina que o mínimo a ser destinado seja de 35%. mostrando a importância que dá à educação, conde brigou para aplicar apenas 25%. pois é... como se educação no rio não precisasse de investimentos...

outra postura inacreditável de conde diz respeito ao nosso lazer. primeiro cesar maia fecha o circo voador, depois chega conde com sua política de tolerância zero e restringe o funcionamento do baixo gávea, interfere nos bares de santa teresa, ameaça a feira de são cristóvão e anuncia que está estudando a restrição de horário para todos os bares da cidade.

apresentei um projeto de decreto legislativo que revoga o decreto de conde, garantindo o livre funcionamento do bg e deve ser votado ainda em agosto. além disso, entrei com uma representação no ministério público sobre o assunto. apresentei, também, projetos que transformam parte da lapa e de santa teresa em área de proteção do ambiente cultural. isto não garante a reabertura do circo voador, mas toma a construção.

como se não bastasse tudo isso, conde criou o péssimo hábito de administrar a cidade por decreto. foi assim na questão do baixo gávea, foi assim na restrição à venda de bebidas alcóolicas nos postos de gasolina e em um monte de outras questões.

é inacreditável que, em 1999, no rio de janeiro, um governo municipal funcione desta maneira. tenho me posicionado firmemente contra esta forma de governar e minha posição, em plenário e fora dele, é bem clara.

pauto meu mandato baseado na democracia, no respeito à cidadania e nas lutas em que acredito. procuro uma gestão participativa e todas as nossas iniciativas são baseadas na participação popular. quero provar que existe uma forma saudável e digna de fazer política, ouvindo os cidadãos e tendo coragem de abraçar suas causas.

fernando gusmão
gusmao@cmrj1.cmrj.gov.br
* fernando gusmão é ex presidente da une e vereador pelo pc do b. esse a gente sabe que é ele mesmo porque entregou o texto em mãos.


| email | início | as crônicas | os equívocos | os homi | os comentários |

1