Gilberto Rabelo Profeta
Dizer/Fazer Médico
02 - Relacionar-se
É o verbo mais importante na consulta médica, reportando diretamente às relações médico-paciente. Um médico com alto nível de conhecimento e que mantenha uma relação médico-paciente inadequada não terá sucesso como médico de consultório. O problema é saber o que é uma relação médico-paciente adequada. Há quem coloque como adequada aquela relação que obtenha a satisfação do paciente. Como veremos, os objetivos do paciente podem ser tão disparatados de uma prática médica adequada, que não pode ser este o parâmetro. Veremos, então, os fenômenos psicossociais envolvidos na relação médico-paciente, um caso específico de relação interpessoal.
01 - 0 ESPAÇO PSICOSOCIAL
Tomando o mundo psíquico como a somatória das mentes humanas, o nosso espaço psicossocial seria dado pela dimensão das nossas relações interpessoais.
Não nos relacionamos com todos os homens existentes no mundo, ficamos limitados por um espaço geográfico, ainda que expandido pelos meios de comunicação e pela Internet.
01 - RELAÇÕES INTERPESSOAIS
As relações interpessoais introduzem o conceito de distância emocional, distância social e conceito de papel social.
01 - MAPA PSICOSOCIAL
Um mapa psicossocial é a representação gráfica de nossas relações interpessoais. Nele engoblaremos as possibilidades e as probabilidades de relações. Para um médico que trabalha em um hospital, teríamos: o médico e seus auxiliares imediatos, colegas ou paramédicos, no primeiro nível; os colegas e seus auxiliares imediatos de outros departamentos; os colegas e seus auxiliares dos serviços complementares à sua função, tais como radiologia, laboratórios clínicos e de exames complementares, etc; seus colegas e auxililares a nível da diretoria do hospital; seus colegas e auxiliares dos órgãos e departamentos municipais fiscalizadores e gerenciadores dos serviços de atenção médica; dos orgãos e departamentos estaduais e federais; seus colegas e auxiliares de órgãos e instituições supra-nacionais, seja a nível de grandes comunidades(Mercosul, OPAS) seja a nível mais amplo(OMS).
Como fica a distância social neste caso?
Parece que não se aplica o conceito de distância social, de vez que para o exercício de nossas funções, no desempenho de nossos papeis, as relações ficam pre-determinadas em sua extensão.
Como fica a distância emocional?
É necessário ter-se em mente que, em ambiente de trabalho, as distâncias emocionais existem, contudo, não devem ser levadas em consideração no desenvolvimento das funções e papéis pré estabelecidos. Quando as distâncias emocionais trazem transtorno para as relações de trabalho, usam-se recursos como dinâmica de grupo para atenuá-las e o grupo-tarefa voltar a render o previsto.
Funções do Médico
01 - RELACIONADAS AO PACIENTE
As relações do médico com o paciente são mediadas pelos verbos RESPEITAR, ESCUTAR, OBSERVAR, EXAMINAR, AJUDAR, ENTENDER, COMPREENDER, PREVENIR, CURAR, CUIDAR, EDUCAR, ORIENTAR, PRESCREVER, TRATAR, ADMINISTRAR.
01 - ADVOGAR
Cassel 1996
Em função das pressões de organizações de medicina de grupo sobre o médico, este deve passar a exercer o papel de advogado do paciente, podendo ser chamado a discutir, defender e promulgar cuidados médicos por todos os meios éticos disponíveis. Tem o médico a responsabilidade de advogar a favor do doente e dos mais vulneráveis perante os abusos de organizações de saúde de grupo.
COMPREENDER
Na relação médico-paciente, o verbo fundamental é COMPREENDER.
página anterior - página seguinte - índice - teoria do pensamento