INICIAL
POR QUE ESTE SITE
O QUE SABER
VISTO LIDO & ESCRITO
PARA SABER MAIS
CONTATO


Eduardo Gonçalves de Assis, nasceu em Pelotas, RS, em 10 de maio de 1984. Depois de um processo de doença, que durou quase quatro anos, passou 165 dias na lista de espera por um transplante de coração, mas não conseguiu um doador.

Este site foi criado por iniciativa dele, em abril de 1998, um mês antes de sua partida.

Por sua vez, este site, com a sua história, e a da Carol, sua prima, deram origem à ADOTE, a primeira ONG brasileira, fundada em novembro de 1998, inteiramente dedicada à promoção da doação de órgãos, e ao livro Esperando um Coração - Doação de Órgãos e Transplantes no Brasil, a primeira obra sobre o tema Doação/Transplante escrita por alguém não proveniente da área de saúde.

Para mais detalhes sobre Esperando um coração, inclusive como adquirí-lo, acesse, por favor, a Web page da ADOTE, para quem todos os direitos autorais foram doados.


Volta


|Despedida|









Despedidas


Eduardo:
As noites do teu céu serão mais alegres,
A tua ausência tornará o céu dos nossos dias mais tristes.
Teus tios Sávio e Anete

A morte é um sono eterno. Adormece o corpo para que o espírito acorde em lugar distante. Distante, mas perto... Perto para quem se ama. Boa noite Dado! Boa noite meu amigo! Espero que estejas adormecendo feliz ao lados dos anjos, pois, com certeza, em breve a ele te igualarás.
Carinhosamente. Bia

28/05/98

Querido Edu:
Nesta hora da tua partida, difícil é muito pouco para expressar o que sentimos. Nosso sentimento de perda é tão grande que certamente nossas vidas nunca mais serão as mesmas.

Lutamos contigo, para te ter um pouco mais conosco e perdemos.

Foi uma luta dura onde, por vezes, era difícil saber quem era o doente, porque eras tu, que nos alegravas com tuas piadas e brincadeiras.

Tinhas um eterno bom humor. Ainda Sábado último, já muito doente, fazíamos planos para passear em Gramado amanhã.

Em toda a natureza há um ciclo de vida - tudo nasce, cresce, floresce e morre. No teu caso, este ciclo foi quebrado e está muito difícil de aceitar.
Espero que haja no universo uma explicação para tudo isso e neste momento tu estejas, despido do teu corpo doente, nos olhando como um anjo bincalhão.

Da tua tia Dora, que muito torceu por ti e te adorava.


29/05/98

H oje é o segundo dia que amanhece e temos que encarar a tua ausência. Sentimos uma falta imensa de todas as pequenas coisas que te caracterizavam. Em tudo vias um lado engraçado. Sabias ver o cômico do cotidiano, como ninguém. Lembro de piadas que contaste no hospital em teu leito de morte.

Tinhas uma sabedoria que as vezes custávamos a compreender. Nas últimas noites de hospital querias o teu pai e não tua mãe, com quem tinhas uma ligação muito forte. Talvez pensando no desespero dela em tua hora final que sabias está próxima. Nós não conseguiamos aceitar isso.

Por ser médica e tentar salvar vidas, como me doi não poder ter feito mais por ti.

Como tu sabes, nunca acreditei em outras vidas, mas estou tentando, agora, ver as coisas de outra forma. Quem sabe, cumpriste tua missão ..... para uma vida melhor em outro plano? É uma das maneiras pela qual estou tentando me consolar.

Enfim, Edu, estou esperando que, com tua imensa sabedoria, me indiques alguma maneira de suportar a tua ausência.

Tia Dora.


Dado:

S audade do teu jeito, saudade de tua risada, saudade da tua voz, saudade da tua alegria, saudade da tua amizade, saudade de nossas longas conversas, de quando me ouvias, saudade do amigo que eras e da pessoa inesquecível que és... E agora a vida parece ter perdido a graça, simplesmente porque o mundo perdeu você!"

Bianca


20/11/98

Querido Eduardo:

Hoje foi fundada a ADOTE - ALIANÇA BRASILEIRA PELA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS. Quero que saibas que todo o meu trabalho pela ADOTE é dedicado a você e a Carol. Lembra-se quando juntos começamos a fazer esta "homepage"? Pois é. A idéia da ADOTE surgiu daqui. Ficou legal a logomarca, né? Reconheces o coração?

Como sabes, queremos evitar que aconteça com outros o que aconteceu contigo: passar dias e mais dias naquela angustiante lista de espera por um órgão e não conseguir um doador. Não temos a ilusão de que vamos resolver o problema de todos. Entretanto, estamos convictos de que, com a tua ajuda e da Carol, poderemos melhorar a vida de muitos.

Um beijo do teu pai.


19/01/99

Não tenho nem palavras para agradecer nem para expressar o tamanho da felicidade que senti quando os avistei na missa dos meus 15 anos! Foi uma emoção muito grande abraça-los. Na verdade o ideal seria abraçar também ao Eduardo. Mas infelizmente ele não pode mais abraçar-nos então os mandou em seu lugar... Outro dia pensando nele escrevi o seguinte:

O Eduardo era um sonho, um sorriso, um desejo. Era um amor, um amigo. Uma pessoa inesquecível por ser lindo de corpo e alma! O tipo de pessoa que é sincera e faz de tudo para ver as pessoas que gosta sorrirem. Luta como pode para não deixar cair nenhuma lágrima triste dos olhos de quem ama. Paciente, ouvindo e aconselhando sempre... um anjo! E por isso foi chamado, para auxiliar Deus na difícil tarefa de mostrar para seus filhos o como é fácil ser feliz, basta querer! Por isso que a tantos cativou em sua jornada pela terra. E por isso que todos nós o amamos tanto. Inesquecivelmente e com muita saudade...!

Escrevi também sobre meus quinze anos e nesse texto, falava sobre o Dado o seguinte:

...não me deixava desanimar, que me fazia sorrir, que não me deixava chorar...Que sempre me ouviu , me aconselhou e me apoiou, fazendo eu vencer, um amigo que embora não esteja mais entre nós será sempre o maior de todos e agora com toda certeza se tornou meu Anjo da Guarda! Talvez doa para vocês ouvirem essas coisas, mas acho importante que saibam que o filho de vocês é muito importante para alguém. E podem ter certeza que para mim ,além de inesquecível, o Eduardo é também insubstituível. E assim como vocês, eu também amo ele!! Não sei de que forma o amo, mas posso garantir que o amo...Verdadeiramente! Ele foi e é um Grande e Maravilhoso amigo!! E com toda certeza não apenas para mim que o Eduardo é inesquecível... Foi uma grande honra abraçá-los!! Muito obrigado por suas presenças. Foi ela (a presença de vocês) que fez com que meu dia ficasse 100%!!

Carinhosamente
Bianca


27/05/99

Já faz quase um ano... Um ano sem teu sorriso, sem teu olhar confortante, sem tuas palavras carinhosas, sem teu incentivo, sem teu consolo... 1 ANO! A saudade permanece firme e as lembranas surgem insistentemente, mesmo que, por vezes, não desejemos recordar. Esquecer impossível, mas mesmo as lembranas felizes nos fazem chorar...Então a gente pensa: Pra que lembrar? E a resposta vem em forma de pergunta, do fundo do coração, sem ao menos precisar de tempo pra pensar: E como esquecer? Há os que preferem não falar, não recordar...Há os que teimam em chorar...Há os que buscam um consolo. Outros tentam se conformar dizendo que "vai ser melhor assim..." Mas na verdade todos sabem que sem ti, vai ser dificil de seguir...Simplesmente porque você foi e sempre será uma pessoa muito especial. Com aquele seu jeito só seu, e aquele sorriso que ninguém mais sabe dar. Com a confiança que passavas, com os segredos que levastes contigo. E, por mais que surjam novas pessoas em nossas vidas (e até mesmo novos amigos, ou novos amores), com toda certeza, para todos aqueles que te conheceram , você sempre terá um cantinho guardado em nossos corações, só seu, para sempre...! Porque és INESQUECIVELMENTE INESQUECIVEL !!!
Tua amiga , Bia
Volta

1