Manual de Edição de Vídeo On-Line versão 9.5
Perguntas e Respostas

Esta página apresenta informações fáceis de entender e que são necessárias para dar partida no excitante mundo da Edição de Vídeo no Microcomputador. As informações estão sob a forma de perguntas e respostas. Esperamos que sejam úteis.

Que é Edição de Vídeo?

Edição de Vídeo (ou Edição Eletrônica de Vídeo) é a utilização de seu computador para criar vídeos.Você pode facilmente (e economicamente) usar seu computador para sobrepor títulos, desenhos, controlar sua câmera, inserir efeitos, retirar ou re-ordenar cenas para a elaboração de uma produção final de vídeo. Melhor que tudo, com os computadores Pentiums da atualidade, você pode capturar o vídeo para o seu disco rígido e edita-lo dentro de seu micro ! A Edição de Vídeo pode ser dividida em dois caminhos: Edição Linear e Edição Não-Linear. Linear é a maneira tradicional onde se utiliza um reprodutor de video para gerar as imagens e outro para gravar as cenas escolhidas. Leia mais sobre Edição Linear em Sistemas para Edição Linear de Vídeo.

Atualmente a Edição Não-Linear de vídeo é o melhor caminho. Ainda que você tenha um sistema de Edição Linear de vídeo e faça edições longas (digamos um casamento de 3 horas) é bom pensar em adicionar um sistema de Edição Não-Linear à sua produtora. Qualquer coisa que você produza em seu sistema antigo poderá faze-lo MELHOR e mais facilmente com a Edição Não-Linear.

O que é exatamente Edição Não-Linear?

Edição Não-Linear de vídeo significa fazer as edições de vídeo (cortes, adição de efeitos, filtros, etc.) no computador. Em vez de utilizar comandos para rebobinar ou avançar a fita e equipamentos especiais de videocassete, você simplesmente transfere o vídeo para o seu disco rígido (operação chamada de captura de vídeo). Daí em diante tudo é muito simplificado. Você pode re-ordenar as cenas simplesmente arrastando e soltando, tal como faria com frases em um editor de textos. Uma vez que o video é digitalizado, você pode acessar imediatamente qualquer parte do vídeo sem ter que passar por outras, daí o nome "não-linear".

A inserção de efeitos e transições variadas, existem variações infinitas de efeitos combinados que você poderá usar para produzir seu vídeo final. Poderá, inclusive, adicionar animações e gráficos ao vídeo.!

Que é uma placa de captura de vídeo ?

É uma placa que instalada no computador permitirá que você grave seu vídeo em no disco rígido de seu micro. Estas placas utilizam um programa de compressão (CODEC) para digitalizar o vídeo. Você pode editar o vídeo e reproduzi-lo, já editado, para gravar numa fita a produção final.

Uma das páginas mais lidas deste nosso site é a página de passeio pelas placas de captura, escrita por Gary Bettan e publicada na revista Compouter Video & Camcorder. Ali poderão ser vistos os lançamentos mais recentes já que é frequentemente atualizada. Brevemente esta página estará ativa neste site.

Que é um CODEC?

CODEC é a sigla de COmpressão/DEsCompressão. É o método utilizado pelo seu programa de captura e edição de vídeo para digitalizar o vídeo e armazena-lo no disco rígido. Os CODEC mais populares usados atualmente são o MJPEG, DV e MPEG. Você pode aprender mais sobre cada CODEC na página  Base para Edição Não-Linear de Vídeo.

Que é um vídeo de velocidade normal e tela inteira?

Um sinal padrão NTSC (adotado pela televisão americana) consiste em 30 telas (na verdade 29,97) por segundo e dois campos por tela. Isto é o que consideramos velocidade normal (o sistema PAL europeu usa 25 telas por segundo). Com vídeo digital, tela inteira é o que consideramos 640 X 480 pixels (ou 720 X 480 para Video Digital). Se você fizer a captura com um tamanho menor, seu computador terá que interpolar e criar a informação que está faltando quando for reproduzir o vídeo novamente para envia-lo à TV ou videocassete. Quando maior o tamanho da captura, maior a resolução e maior o tamanho do arquivo a ser armazenado. O sistema brasileiro é o PAL-M. Na verdade o sistema americano é o NTSC-M mas nunca vi nenhum autor americano colocar este M após a sigla do sistema. O M descreve o modo de transmissão do sinal (frequência de vídeo e sistema de som). O fato do sistema brasileiro ser PAL-M e não PAL faz muita diferença. Esse M garante que nosso sistema tem os mesmos numeros do sistema NTSC e apenas o modo como a cor é transmitida é que é diferente. Como o sistema PAL é muito mais fiel às cores que o NTSC, temos no Brasil o melhor dos dois mundos: a estabilidade e fidelidade das cores do PAL e a compatibilidade com o sistema NTSC em relação às outras características.

Que tipo de computador devo comprar para fazer edições?

A velocidade de processamento de seu micro irá permitir que você edite e faça as renderizações com mais rapidez mas não afeta em nada a qualidade do vídeo final. O modo de armazenagem sim. Para utilização em casa, um Pentium 133MHz ou mais rápido, com 32 Mb de RAM e um dos novos discos rápidos EIDE de 3Gb ou mais é o limite. Um Pentium 200Mhz MMX ou mais rápido já fará as coisas acontecerem muito mais rápidas. Para melhores resultados, consiga um Pentium 350MHz (ou mais rápido) com 128 Mb de RAM. Você precisará de uma placa de vídeo (não confunda com a placa de captura, outra coisa) com, pelo menos, 4Mb que seja 3D e que suporte superposição na tela (Direct Draw Overlay) - quase todas permitem mas certifique-se.  Se planeja comprar um novo microcomputador, dê uma olhada na página sistemas recomendados e conflitos potenciais (BREVE).

Que é Placa de Vídeo com Inscrição Direta e Sobreposição - Direct Draw Overlay (DDO)?

Este é provavelmente um dos aspectos mais confusos da edição de vídeo. Quaisquer das placas apresentadas neste site irá funcionar em um sistema que não tenha placa com Direct Draw Overlay mas você não poderá ver o vídeo preenchendo toda a tela, com velocidade normal na tela de seu monitor. Para tornar o assunto ainda mais confuso, nem todas as placas Direct Draw operam com sobreposição (overlay). Nós temos uma listagem com várias placas de vídeo que suportam DDO na página sistemas recomendados  e conflitos potenciais (BREVE).

Que equipamento adicional eu necessito para fazer edições de vídeo?

O mais importante é a placa de captura de vídeo com saída de vídeo para poder reproduzir o material editado. Se não puder gravar o que editou, só resolveu metade do problema. Irá precisar também de um programa de edição de vídeo para marcar as cenas a serem cortadas, inlcuir efeitos e legendas. Todas as placas de captura encontradas no site da Electronic Mailbox podem ser compradas em formato de kit, com os programas necessários já incluídos. O próximo passo será o espaço de armazenagem do vídeo; o disco rígido. É importante saber que a qualidade final dependerá muito da sustentação da velocidade de reprodução e gravação do disco. Este disco deverá estar destinado apenas para guarda do vídeo digitalizado.

Que tamanho de disco rígido eu preciso?

Com as placas comercializadas pela Electronic Mailbox você será capaz de armazenar cerca de 10 minutos de vídeo com qualidade VHS para cada 1 Gb. Ou 5 minutos de vídeo com qualidade SVHS por Gb. Quanto maior a resolução necessária, maior o espaço necessário para armazenar o arquivo. As placas mais sofisticadas, com qualidade SVHS podem precisar de 1 Gb para armazenar apenas 3 minutos de vídeo! Para melhores resultados com a máxima qualidade, recomendamos um disco exclusivo para armazenar o vídeo, seja SCSI, Medea VideoRAID ou Promise FastTrack RAID. Para vídeos curtos (com menos de 5 minutos de duração) o novo disco rígido Ultra DMA EIDE funciona muito bem. Para vídeos com durações maiores você terá que comprar um Ultra Wide SCSI ou um EIDE RAID. Leia mais sobre armazenagem de vídeo na página Armazenagem de Vídeo (BREVE).

Que é "Fire Wire"?

FireWire é a mais nova e revolucionária tecnologia em edição de vídeo. É o novo padrão de interface (IEEE 1394) que permite uma tranferência de dados em alta velocidade, A primeira geração de placas com tecnologoa fire wire já estão disponíveis. Agora já se pode tranferir diretamente o vídeo digital da câmera para o disco rígido, edita-lo e trazer o produto final de volta já editado. Já que o sinal permanece digital durante todo o processo, a perda de qualidade é zero e o vídeo editado possui a mesmíssima qualidade do vídeo original. Para mais informação leia  Perguntas e Respostas sobre FireWire. (BREVE)

O que é o limite de 2Gb e a reprodução via Timeline?

Infelizmente, quando o sistema operacional usado nos microcomputadores de hoje foram idealizados há alguns anos, não se pensava na utilização que teriam. Os arquivos de vídeo ficaram limitados a 2Gb. Hoje este tamanho está longe do ideal. Com qualidade SVHS estes 2 Gb limitam o vídeo a 10 minutos. Com a queda dos preços dos discos rígidos, permitindo comprarmos um disco de 9Gb SCSI por menos de $1000 alguém teria que bolar uma forma de acabar com este "gargalo". Alguns fabricantes conseguiram. Instant Video, Power Play e Cut List são basicamente a mesma coisa: utilitários para reprodução via timeline. Em outras palavras, as cenas de vídeo são reproduzidas através da linha de montagem dos programas de edição usando os vídeos originais, onde estão armazenados. As únicas partes que são renderizadas são onde estão os efeitos, transições e legendas. Como resultado, a necessidade de espaço no disco é bastante diminuída já que apenas os efeitos necessitam ser armazenados e a velocidade de processamento é muito mais rápida.

Que são plug-ins

Plug-ins são programas auxiliares que adicionam novos efeitos aos programas editores.Existem centenas de plug-ins, inclusive para a parte de áudio, adicionando efeitos interessantes. Você pode encontrar mais informações sobre plug-ins em  passeio pelos programas (BREVE).

O que eu preciso para fazer animações em alta resolução?

Quaisquer das placas de captura de vídeo vendidas pela Electronic Mailbox é capaz disto. Para exportar suas animações para fita você precisará renderiza-las utilizando um CODEC suportado pela placa. Muitos programas de animação permitirão que você renderize os clips diretamente com o CODEC desejado. Caso não seja possível, leve sua animação para o programa editor e lá renderize como um novo trabalho de vídeo. Para melhores resultados procure uma placa de captura que utilize exatamente a resoluçao que você planeja para suas animações.

O que eu preciso para colocar meus videos na Web?

Isto depende de como você pretende distribuir seus videos. Distribuição que utiliza a tecnologia de video sob demanda -streaming video- como o Real Video e VDO requerem servidores apropriados e programas específicos. Mas muitas outras tecnologias existentes não exigem nada em especial. Sugerimos que faça uma pesquisa para conhecer melhor os vários sistemas disponíveis para isto antes de decidir comprar sua placa de captura de vídeo.

Uma vez que tenha decidido qual o fator de compressão ideal para o seu trabalho, deverá criar o vídeo da maneira usual e convertê-lo para a Web. As compressoes mais recentes para a Web estão tornando-se muito sofisticadas e fornecem imagens de boa qualidade e muito mais nítidas que há apenas um ano atrás. Nós achamos que a chave para um bom vídeo via Web é começar com capturas de vídeo de boa qualidade, 640 X 480, 30 quadros, com uma razão de 3 Mb/s ou maior. Embora o vídeo deva ser comprimido depois para adequar-se à Web, quanto mais dados o compressor tiver disponível para trabalhar, melhor será a qualidade do vídeo acabado.

O que eu preciso para criar um álbum de fotos a partir de um vídeo?

Outra vez, uma das placas de captura de vídeo de tela inteira - 640 X 480. Você poderá escolher cada quadro do vídeo e armazená-lo no disco. Com o programa de edição poderá adicionar música, narração, legendas e transições suaves entre uma "foto" e outra.

Posso eu mesmo instalar a placa de captura de vídeo?

Instalar a placa no seu micro é realmente muito fácil. Você só precisará de uma chave de fenda (se tanto). Uma vez a placa colocada no lugar bastará instalar o driver - um programinha que faz a placa ser reconhecida pelo sistema- e pronto. Para tornar as coisa ainda mais segura, leia a nossa página sobre macetes e dicas para instalação e solução de problemas com instalação de placas em  suporte técnico on-line.(BREVE)

Que é um driver?

Driver é um programa que "ensina" o seu computador como lidar com o equipamento (placas, modem, etc) que você acaba de instalar. Os drivers são embalados juntamente com as placas, em disquetes ou CD-ROMs, e são feitos para que se obtenha um ótimo desempenho do equipamento. Mesmo após a instalação com sucesso, habitue-se a verificar se o fabricante desenvolveu um driver novo para a sua placa. Bastará instala-lo a sua placa poderá até oferecer funções novas ou otimizadas. Eis porque a página FTP (BREVE) neste site permite que você faça o download dos drivers mais recentes obtidos diretamente dos fabricantes.

E seu eu precisar de ajuda?

A Electronic Mailbox entende que mesmo depois de tanta informação ainda podem ficar algumas dúvidas. Nosso técnicos entendem bem do assunto e podem ajuda-lo a decidir sobre o sistema adequado para a finalidade escolhida e que "caiba" no seu bolso. Se tiver qualquer problema, seja instalando ou utilizando um novo equipamento de edição de vídeo, nós oferecemos suporte gratuito por telefone 00 21 516 759-16215 (Estados Unidos, via Embratel. A parte da Embratel é paga).

Outros artigos recomendados:

  1. Glossário de termos técnicos de edição de vídeo
  2. Base para Edição Não-Linear de vídeo
  3. Turnée pelas placas de captura de vídeo (BREVE)
  4. Perguntas e Respostas sobre Fire Wire e Video Digital (BREVE)
  5. Sistemas de computadores Recomendados e Conflitos Potenciais (BREVE)
  6. Soluções para armazenagem de vídeo (BREVE)
  7. Os melhores produtos de 1998 (BREVE)
  8. Sistemas de Edição Linear de vídeo

[Glossário][Iniciando][Base para Edição Não-linear de Vídeo][Sistemas de Edição Linear de vídeo em PC]

Para informações sobre venda de produtos, contacte nosso time de vendas:  sales@videoguys.com
Se tiver alguma sugestão sobre este site em língua brasileira, envie um e-mail para mim: pmr@pobox.com
Se discordar de algum assunto ou quiser entrar em contato com a fonte técnica, fale com:   videoguy@videoguys.com


Copyright 1995,96,97,98,99 TEM Trading Corp. As informações fornecidas neste site foram compiladas pela The Electronic Mailbox. A tradução e disponibilização em língua portuguesa foi feita por Paulo Maurício Ribeiro pmr@pobox.com com o único intuito de ajudar aos técnicos brasileiros e portugueses ainda não muito familiarizados com o inglês. A reprodução dos artigos é livre desde que seja citada a fonte. A uyilização de fotos e gráficos contidos aqui deve ser previamente aprovada pela The Electronic Mailbox.


1