Alemanha

EM ALGUM LUGAR NA ALEMANHA

 

Frankfurt

Álpes Bávaros

Munique


Diversos

Comentários

Novidades

Viva-Brasil


Sarita

Matthias

Familia

e-mail

Links

 

Viva AfroBrasil è o grande e tradicional festival de música brasileira que acontece há 16 anos na Alemanha na cidade de Tübingen em Baden-Württemberg. O objetivo do Festival assim como outros 12 que acontecem no verao europeu è torná-lo conhecido em todo o país. Exótico, talentoso e quente para os padroes alemaes, o festival faz com que Copacabana pareca estar à alguns passos à frente da prefeitura da cidade, no espaco a ceu aberto, onde o show acontece. Nao sei porque foi essa a cidade escolhida para o festival mas pode-se dizer que a pequena cidade de Tübingen, às margens do rio Neckar, tem uma atmosfera especial, que mantém-se praticamente inalterada há 500 anos com suas ruelas tortuosas, estreitas e íngremes. Pode-se ficar em Hotéis à um quarteirao do show. O difícil é conseguir uma reserva na ultima hora. Mas aí, tambem è gostoso ficar numa outra cidade, com uma distancia de 20 minutos com taxi.

A parte antiga de Tübingen é tão idílica que cabe perguntar se ali vivem realmente pessoas, ou este cenário não passa de um refinado projeto de museu intitulado "antiga e honrosa cidade universitária"? Na verdade, parece que o tempo parou nesta cidade, de tão provinciana e tranqüila que é.  E aí chegam os brasileiros, com sua alegria, sua danca e mulheres bonitas e a cidade comeca a ferver.

Este ano o evento foi programado assim:

dia 21/07/2001, sábado a partir das 17hs00
- Daniela Mercury
- Terra Samba
- Pedro Luís e a Parede

Dia 22/07/2001, domingo a partir das 16Hs00
- Juan de Marcos ‘ Afro Cuban All Stars
- Jorge Ben Jor
- Skank

Os precos foram de DM 75 (aprox. R$ 75,00) por dia de show ou DM 69 (aprox. R$ 69,00) para quem comprou antecipadamente nos postos de vendas espalhados por diversas cidades alemas. Tambem teve a opcao dos restaurantes, dentro dos prédios, ao redor do show, onde as pessoas podiam sentar-se no alto numa de suas janelas pagando apenas DM 25. Mas quem é que quer ficar lá em cima se pode ter o os meninos do Skank bem á frente?

Nem um país politicamente correto como a Alemanha, conseguiu impor aos brasileiros que comecassem pontualmente o show, de modo que no sábado o primeiro grupo se apresentou pouco antes das 18hs00. Abertos os portoes todos recebiam no braco suas fitinhas de acesso que permitiam entrar e sair do show. Enquanto lá fora, muitas pessoas que nao compraram entrada procuravam um cantinho nas grades que fechavam as ruas para ver, mesmo que de longe, o que se passava lá dentro.

Ponto para o show do Terra Samba que conseguiu tirar do chao mesmo as pessoas mais idosas, mulheres vestidas elegantemente com sapatos altos e echarpe (só mesmo os brasileiros sabem qual è o traje apropriado para dancar horas e horas com o calor da nossa música), além das mamaes que deixavam os bebes no carrinho e entravam na danca. Ponto tambem à Daniela Mercury que além da performance que já conhecemos (porque ela faz show também para assistir), fez o lugar parecer menor. Parecia que tinha mais pessoas do que nos shows dos horários anteriores e no espaco dava somente para acompanhar a música com os bracos levantados, pois dancar nem pensar, estavam todos exprimidos.

Valeu! No proximo ano tem mais!  

1