Home   Quem Somos  O Rifá   A Ilha Grande   Fotos  Arquivos Midi  Waypoints  Bookmarks  The Great Island  Living Aboard   Tempo   Akinóis

VIDA A BORDO

Só quem viveu a experiência de navegar em um veleiro é que sabe o sentimento de liberdade, integração com a natureza e interação entre as pessoas.
Até os momentos de "sufoco" (como uma tempestade no mar) são - depois que passam - prazeirosos... cada um tem uma nova experiência a contar. E, com certeza, as histórias são sempre muitas.
Costumamos dizer brincando que lanchas a motor são meios de transporte e veleiros são lazer... Na realidade, isto significa que, para se ir de um ponto a outro no mar em um veleiro, você só tem certeza "da hora da partida". A hora da chegada dependerá de alguns fatores como o sentido de onde sopra o vento (quase sempre na direção contrária da que você quer ir...), das condições do mar, etc. Para dar uma idéia, o trajeto Rio/Ilha Grande que é de aproximadamente setenta milhas náuticas (cada milha tem 1.820 m), já foi feito por nós em doze horas (normal) e em dezessete horas. Na volta, já levei vinte e oito horas (condições extremamente desfavoráveis).
Além de velejar, passar algum tempo com o barco ancorado em alguma enseada desabitada e protegida é uma das coisas mais agradáveis. O silêncio, onde se ouve apenas ruídos como o do mar na praia e no casco do barco; os animais na mata (nas ilhas da Baía da Ilha Grande, a floresta vai praticamente até o mar), cria uma atmosfera que não é normal em nosso cotidiano.
Acordar de manhã, ir para fora do barco e observar tudo ao seu redor. O verde da mata que se espelha no mar, dando uma coloração indescritível à água; um peixe pulando fora d'água; o sol saindo por trás da montanha e batendo na areia da praia....Tudo isto junto faz um cenário que só a pessoa estando lá pode sentir realmente.

1