PSDBUnidadelogo.jpg (5679 bytes)UNIDADE PARA AVANÇAR
 
um espaço para a reflexão militante sobre a
ESTRATÉGIA E POLÍTICA do PSDB-RS

Conjuntura Unidade Estrutura

MANIFESTO PELA CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA ABERTA E FRANCA DE ORGANIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO PSDB-RS

Companheiros tucanos!

A realização do Congresso Estadual do PSDB-RS de 1999 oportuniza a manifestação de um número crescente de companheiros que, reunidos informalmente em núcleos de militância partidária permanente, têm se identificado na pretensão de realizar uma avaliação objetiva do presente quadro político e de contribuir para uma efetiva construção da nossa unidade partidária.

Nessa perspectiva, rejeitamos liminarmente a discussão preconcebida em torno de nomes, grupos ou chapas, que objetivam apenas a manutenção ou substituição de uma direção partidária, sem questionar-se as estratégias e os métodos de gestão partidária que desembocaram no déficit de desempenho eleitoral e nos problemas de credibilidade política, que ameaçam hoje a própria sobrevivência do PSDB-RS como um partido relevante no quadro político regional.

Trata-se de assumir um compromisso com a mudança necessária dos nossos métodos e do nosso estilo de militância partidária.

Chegamos ao limite das concessões possíveis ao divisionismo interno e à assintonia do quadro diretivo partidário relativamente às exigências do partido real. Temos a convicção que o PSDB do Rio Grande do Sul encontra-se numa encruzilhada: ou se assume como uma expressão válida, lúcida e consistente, da social-democracia que queremos construir acima de quaisquer outros interesses que nos possam reunir em partido; ou regride à condição precária de uma sigla irrelevante, sujeita aos atrelamentos mais inconseqüentes, navegando à deriva de injunções particularistas e sujeita ao remoinho de paixões políticas, incompatíveis com a postura ética e a dignidade inegociáveis da militância partidária que lhe deu origem.

No campo agreste das desilusões da nossa vida partidária, precisamos encontrar força de convicção para reunir em torno da consigna da UNIDADE um número relevante de militantes sociais-democratas. Para isso, faz-se necessário AVANÇAR na demonstração clara da credibilidade dos nossos propósitos, ainda que tenhamos que empenhar aqui a nossa liberdade de adesão militante à estrutura diretiva do partido, acumulando força capaz de assegurar a relevância da nossa participação no processo sucessório e recusando-nos, por outro lado, a participar de qualquer chapa que não seja fruto de um consenso nesta etapa da vida partidária.

Se você concorda com essas premissas, e está disposto a contribuir para o aprofundamento dessa proposta, junte-se a nós... e veja como as coisas podem ser diferentes!

Articule-se com a UNIDADE PARA AVANÇAR! 

Para contato, mailto: rs01557@pro.via-rs.com.br

[Este manifesto foi distribuído no Congresso Estadual do PSDB-RS em 14 de agosto de 1999 e como resultado de uma reflexão, cujas principais teses (O PSDB e a Conjuntura, Diretrizes para a Construção da Unidade Partidária e Diretrizes para a Reestruturação Partidária) foram apresentadas por Eduardo Aydos e Delson Martini nas comissões temáticas, em representação de vários outros filiados do PSDB-RS que participaram de sua discussão e elaboração, tendo sido aprovadas para serem anexadas às conclusões do Congresso como subsídio para a reflexão partidária]

Clique aqui para voltar ao início

Back Home Up Next

1