EDUCAÇÃO NEO-HUMANISTA

O Neo-humanismo como filosofia foi proposto por P.R. Sarkar (Shrii Shrii Anandamurti) com vistas a expandir e elevar os sentimentos humanos em direção à Consciência Suprema, tornando o homem ciente de suas responsabilidades consigo mesmo e com relação aos seus irmãos e aos reinos dos animais e das plantas. Essa perspectiva humana é enfocada no currículo da Educação Neo-Humanista para crianças, através de estórias, músicas, jogos, danças e exercícios rítmicos e energéticos, relaxamento e meditação de maneira a despertar nas crianças todas as suas potencialidades, libertando-as de eventuais depressões, complexos, temores, agressividade, tensões, egoísmo e trazendo-lhes equilíbrio físico, mental espiritual. A educação Neo-Humanista é uma educação que, ao invés de reprimir ou bloquear os níveis supreriores da mente, integra todos os aspéctos da existência da criança: corpo f'ísico, sentidos, intelecto, emoção, imginação criativa, intuição e espírito. O propósito da educação Neo-humanista é de formar indivíduos que sejam verdadeiros exemplos de saúde física, capacidade mental, disciplina, higiene, moralidade, equiíbrio emocional e solidariedade e compaixão com toda a criação pelo despertar da intuição e espiritualidade.

E.R.A.W.S

E.R.A.W.S (Education, Relief and Welfare Section) é a Seção de Educação, Socorro e Bem-estar Social da Ananda Marga e foi instituida em 1963 para dar uma forma mais concreta ao Serviço Social prestado pela organização. as seguintes atividades são exercidas por diferentes asas de E.R.A.W.S. EDUCAÇÃO:

Escolas primárias com Pré-Escolar, Escolas Secundárias e quase todas as Faculdades, Institutos de Pesquisas e Alfabetização em massa - Educa;cão Neo-Humanista para todos os níveis. AMURT (ANANDA MARGA UNIVERSAL RELIEF TEAM) - EQUIPE DE SOCORRO UNIVERSAL DA ANANDA MARGA: Lares de Crianças (para crianças abandonadas), Casa de Estudantes (para alunos pobres), Albergues Populares, Albergues Gratuítos, Casas para Idosos, Academia de Luz (para surdos, mudos e deficiêntes físicos), Pancha Seva, Cozinhas Populares, Asilos para uma Nova Vida, Casas para Inválidos, Centros de Reabilitação de Refugiados e Centros de Socorro em épocas de calamidades, Unidades Mestres, Unidades Regionais e Unidades Tribais.

AMURTEL (ANANDA MARGA UNIVERSAL RELIEF TEAM AND WELFARE) - EQUIE DE SOCORRO UNIVERSAL E DE BEM-ESTAR DA MULHER: As mesmas atividades da AMURT, onde aplicável, dirigidas ao bem-estar ds mulheres.

ESCOLAS ANANDA MARGA

As primeiras escolas Neo-Humanistas deste gênero surgiram na Índia em 1963, com base nos pensamentos do mestre espiritual e filósofo P.R.SARKAR, fundador da ASSOCIAÇÃO DE CIÊNCIA INTUITIVA ANANDA MARGA. Devido ao enorme desenvolvimento das crianças nas três esferas fundamentais da vida: FÍSICA, MENTAL e ESPIRITUAL, as escolas Neo-Humanistas alcançaram grande reputação e, em 1975, seissentas dessas escolas já funcionava, em toda a Índia. Espalharam-se então por vários países do Oriente, da Europa e das Américas. No Brasil, já temos escolas funcionando em Porto Alegre (duas), Belo Horizonte, Belmiro Braga/MG, São Paulo, Brasília, Recife, Curitiba e Petrópolis/RJ. Existem atualmente cerca de 2.000 escolas Neo-Humanistas espalhadas por todo o mundo.

As escolas Ananda Marga estão classificadas em 3 categorias:

AMSAI (A.M Special Academic Instituition) - creches, pré-escolas e escolas com ensino pago.

AMJAS (A.M Jagrit School) - cheches, pré-escolas e scolas estabelecidas nas Jagrits (Casas de Ioga) com ensino gratuíto, às vezes ajudado financeiramente pelas escolas AMSAI.

AMPES ( A.M. People's Education School) - escolas para adultos.

Um passo fundamental a fim de se assegurar um futuro progressivo à sociedade, consiste em supri-la com uma educação holística. Nas escolas da Ananda Marga se ensina consciêcia cultural e ecológica, princípios morais e cooperação através de uma variedade da jogos, canções e atividades estimulantes que desenvolvem tanto a mente, intuitiva e racional,como os sentimentos universalistas.

Ananda Marga considera a educação como uma necessidade mínima da vida que deve se garantida a todos. Tem aberto escolas para os diferentes grupos sociais em toda a América do Sul e em todo o mundo. Para aqueles que não têm acesso ás necessidades básicas, tem estabelecido campanha de alfabetização e programas de saúde e nutrição em communidades pobres urbanas e rurais.

CITAÇÕES DE P.R. SARKAR

"Educados são aqueles que aprenderam muito, lembraram muito e fizeram uso de seu conhecimento na vida prática."

"Educação é uma parte da vida cultural. A educação deve ser livre e deve ser baseada no Universalismo."

"Aqueles que tem as qualificações acadêmicas necessárias não tem um direito automático de tornarem-se professores. Os professores devem posuuir tais qualidades como força de caráter, retidão, senso de serviço social, desinteresse, personalidade inspiradora e liderança. Eles são mestres da sociedade, e isto é o porquê de não ser possível para todos fazer esse trabalho. Assim como a posição dos professores é muito importante, o grau de sua proficiência deve também ser muito alto."

"As crianças tem inclinação para brincadeiras. Assim, a sede de conhecimento na criança pode ser despertada por intemédio de brincadeiras, e somente através disso as crianças podem ser ensinadas. as crianças também naturalmente gostam de fantasias e estórias. Por instmédio de estórias podem facilmente ser ensinadas à crianças a História e a eografia de vários países. Elas também devem ser iniciadas nas lições primárias de Sádhana ou em como praticar o Universalismo em suas vidas. O gosto por brincadeiras e o gosto por estórias e o gosto por estórias são igualmente apreciados por uma criança, e assim ambas deveriam ser ultilizadas ao máximo." "Educação significa conhecimento e compreenção próprios e adequados, em outras, palavras, consciência: isto é, quem sou eu e o que devo fazer."

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