MEDITAÇÃO - A CIÊNCIA DO SER
No decorrer da história humana, sempre se tem afirmado que as coisas duradouras na vida estão na mente e no espírito de cada pessoa. Na antiguidade alguns sábios desenvolveram as ciências da ioga e meditação. Estas técnicas refinadas são benéficas para todos os níveis da vida humana. Curam e fortalecem o corpo físico, promovem a concentração e o equilíbrio da mente, e proporcionam paz profunda e felicidade ao espírito.
Para expandir a mente e elevar a consciência, os iogues desenvolveram a meditação. Esta técnica mental incrementa a memória e a habilidade intelectual. Também desenvolve compreensão e tolerância. A meditação aumenta a força de vontade e a capacidade de auto-contole, adquirindo seu praticante uma mente saudável, equilibrada e uma personalidade integrada.
Através do desenvolvimento integral do corpo, mente, e espírito, uma consciência expandida surge de forma natural, a qual proporciona uma compreensão mais profunda da própria vida e de todo o universo. Esta expansão mental ajuda o ser humano a identificar-se com as alegrias e os sofrimentos, tanto dos seres humanos, quanto dos demais seres vivos que compartilham este planeta. Um respeito tão profundo e uma preocupação por todos as expressões de vida servem de estímulo para trabalhar de forma altruista pelo aperfeiçoamento de toda a humanidade.
No mundo, a maioria das pessoas está perdida no labirinto interminável dos planos inferiores da existência, numa busca incessante de objetos que lhes deleitem os sentidos. Mas, ao invés de satisfação encontram frustração. Suas vidas parecem, às vezes, estéreis e insipidas, outras vezes seus egos são abalados or ansiedades, medos e dúvidas, e, ainda outras vezes, suas mentes passam pela dor e tristeza dos desapontamentos e das perdas.
Assim como não podemos ver claramente o reflexo da luz em um lago turbulento, da mesma forma que não podemos alcançar a paz e a bem-aventurança de nosso Ser interior - a Consciência Suprema - por causa das impurezas e turbulências da nossa mente inferior. O processo de auto-realização é o esforço de elevar a mente passo a passo, através de todos os seus níveis, ele purificá-los um a um. É preciso que se experimente e purifique cada uma das camadas; nenhuma pode ser negligenciada.
Cada um dos passos no Caminho da Bem-aventurança foi cuidadosamente desenvolvido há milhares de anos e tem sido cientificamente ajustado para se adaptar às necessidades individuais. Primeiramente, através da alimentação apropriada e de exercícios adequados, o corpo físico deve ser condicionado para se tornar uma base firme para uma mente equilibrada, e ser purificado a fim de receber a corrente divina. Então, ignorando os barulhos e as perturbações do mundo externo. a mente deve ser imersa na música do mantra e no pensamento do infinito. À medida que o fluir da respiração e as ondas agitadas da mente se acalmam e a mente se concentra firmemente no Supremo, em meditação profunda - uma só vez as ondas se tornam retas - sente-se a alegria de um pássaro que é de repente libertado da gaiola.
Esta ciência sutil da ioga tem uma aplicação universal
na vida de cada ser humano - homem ou mulher, rico ou pobre, velho ou moço,
culto ou não. Pela sua prática todas as camadas da mente são
fortalecidas e desenvove-se um corpo saudável e puro, um equilíbrio
emocional, uma memória aguda, um pensamento claro, intuição
e criatividade, discriminação e desapego. até que finalmente
a suavidade da devoção espiritual toma conta de todo o ser.
à medida que as impurezas são retiradas de cada camada, a mente
converte-se em um espelho cada vez mais perfeito para refletir o resplendor
do verdadeiro Ser. Assim como o carvão escuro é gradualmente
metamorfoseado em um diamante, ao ser enterrado na terra profunda, assim também
uma personalidade comum, ao mergulhar intensamente dentro do próprio
ser adquire luz própria, uma aquisição valiosa para o
mundo.
Para maiores informações clique aqui para mandar E Mail