Esta técnica é bastante indicada para pessoas que não estão obtendo um bom desempenho com a utilização das demais tecnicas anteriormente listadas, seja porque o praticante dorme profundamente durante o experimento ou porque se encontra ansioso demais e não consegue um bom nível de relaxamento, ou ainda porque não consegue trazer de volta a rememoração da experiência.

Consiste no seguinte: à noite, antes de ir dormir, o praticante programa o despertador para tocar dentro de duas ou três horas depois que ele adormecer, um toque suave ou uma música, nada traumatizante, apenas o suficiente para despertá-lo.

Esse período de tempo, duas ou três horas não é fixo, mas depende do ritmo biológico do praticante. O que se tem observado nos experimentos laboratoriais é que todas as pessoas passam por experiências fora do corpo, de maneira expontânea, todas as noites, durante determinados períodos do sono natural embora não se recordem ou tragam de volta a rememoração totalmente mesclada com imagens oníricas(sonhos).

O objetivo da técnica é despertar o experimentador no segundo ou terceiro período de sono sem sonhos, durante uma provável Experiência Fora do Corpo, de forma que ele acorde ainda com toda a rememoração da vivência, mesmo que misturada com onirismo.

Assim que acordar, o experimentador deve anotar toda aquela vivência num papel, tudo o que puder se recordar. No dia seguinte, com mais calma, ao ler o relato, ele começa a separar o que é absurdo e onírico, restando apenas o relato da EFC, ainda que com pouquîssima lucidez.

 

<-voltar anteriormais->

1