Início Espiritismo Actividades Artigos Biografias Links

Allan Kardec

Leon Denis

J. Herculano Pires

J. Raul Teixeira

Camille Flammarion

Yvonne A Pereira

Maria O'Neill

Fernando Lacerda

 

José Herculano Pires 

 

Nasceu em 25 de Setembro de 1915, na antiga província de Avaré, Zona Sorocabana,  filho do farmacêutico José Pires Correa e da pianista Bonina Amaral Simonetti Pires. Fez seus primeiros estudos em Avaré, Itaí e Cerqueira César.

 

Revelou sua vocação literária desde que começou a escrever.

Aos 16 anos, publicou um livro de contos - “Sonhos Azuis”, tendo o segundo, de poemas livres e sonetos, intitulado “Coração”, sido publicado dois anos após.

Vários contos seus, com ilustrações, foram publicados na “Revista Artística do Interior”.

 

Integrou a relação de colaboradores permanentes da secção literária de “A Razão”, em São Paulo, que publicava um poema de sua autoria dominicalmente.

Durante cerca de trinta anos, exerceu as funções de repórter, redactor, secretário, cronista parlamentar e crítico literário dos “Diários Associados”.

 

José Herculano Pires foi escritor, jornalista, educador, filósofo e tradutor. Segundo o Espírito Emmanuel, o melhor metro que mediu Allan Kardec. Isso deu ensejo à inclusão do termo apóstolo de Kardec ao título do livro escrito por Jorge Rizzini, J.H.Pires: O Apóstolo de Kardec, em que recobra a memória desse ilustre espírita brasileiro.

 

Entre ensaios e livros de Filosofia, História, Psicologia, Parapsicologia e Espiritismo, alguns de parceria com Chico Xavier, totalizou uma produção de oitenta títulos.

 

Foi um dos autores mais críticos do movimento espírita, combatendo os desvios e mistificações, na compreensão doutrinária racionalista preconizada por Allan Kardec. Licenciado em Filosofia pela USP, editou uma tese existencial: “O Ser e a Serenidade”.

 

Desencarnou a 09 de Março de 1979, em São Paulo.

 

 

 

Rua de Santana,   Bloco D r/c    8700-416 OLHÃO                Tel.: 289 714 313

 

1