Artigo #7: "Circo: um espetáculo (de horror)"
O que nos lembra a
palavra "circo"? Palhaços, malabaristas, mágicos e
animais, muitos animais. Leões, tigres, ursos, cães amestrados
e muitos outros bichos para o deleite da platéia! Mal sabem eles
o que ocorre do outro lado do picadeiro...
Acreditem, mas os circos maltratam estes animais tanto ou até
mais do que qualquer outro local!! Desde o descuido e o descaso
com abrigo e alimentação, até surras e torturas. È
absolutamente terrível!
Como os animais são amestrados? á base de privações de comida e água, maus-tratos constantes e a falta de carinho e atenção que só um "domador" que usa o animal como ganha-pão sabe fazer. Os jornais vivem noticiando animais que fogem dos circos ou atacam o público. As entidades de defesa animal vivem recebendo denúncias das mais cruéis possíveis. E não são somente os circos pequenos que abusam; grandes circos de renome sempre estão envoltos com denúncias. Nós mesmo da Anima recebemos uma no final de 1999 que realmente chocou. Uma senhora de São José dos Campos (SP) escreveu-nos indignada relatando que durante uma seção do Beto Carrero World, um funcionário pediu que as pessoas trouxessem gatos para alimentar os leões! Vivos ou mortos! e pagaria cerca de R$ 10.00 por cada bichano! È bem provável que o conhecido propietário do circo e sua sede em Santa Catarina não soubessem deste fato, mas não importa. O nome do evento fica manchado.
Mais recentemente ainda, em 10/04/00, os jornais noticiaram um fato terrível em Jaboatão dos Guararapes (RE). Durante intervalo de uma seção no Circo Vostok, um leão agarrou um garoto de 6 anos que estava ao lado do pai, puxou-o entre as grades e arrastou o menino até o centro da jaula onde foi atacado. Haviam mais três outros animais na mesma cela. A polícia interveio e, como sempre acontece, os bichos levaram a pior: foram mortos á tiros.
Neste triste caso, apenas os inocentes morreram, o menino e os leões. O garoto - como a maioria das pessoas - nem tinha idéia de como os leões eram tratados. Os leões por sua vez, nasceram para viver livres nas savanas da Àfrica central e não para serem expostos de maneira tão estúpida. Agora os fatos: os leões não viviam em jaulas e sim em gaiolas minúsculas, com grades deterioradas e até amarradas com cordas!! Um funcionário do circo que não quis se identificar afirmou que os leões não comiam a quatro dias! Isso é normal em um circo, alguns animais não comem por semanas. Imagine um leão, que come kilos e kilos de carne por dia, estar a tanto tempo sem se alimentar! Queriam que ele fizesse o que? Comprasse pipoca?
E tem mais! Mesmo que os leões estivessem muito bem alimentados, ainda assim TERIAM RAZÃO PARA ATACAR. Leões são leões. Animais selvagens, naturais de outro continente e que não nasceram para trabalhar em um circo. Aliás nenhum animal nasceu para trabalhar em circo,a não ser o homem. O circo é uma invenção estúpida, assim como os rodeios, que usam e abusam de animais para o aplauso da platéia ignorante.
Devem existir sim, circos que tratam os animais decentemente. Nem todos os donos destes estabelecimentos devem estar cientes dos procedimentos para com os animais, de modo que não queremos ser injustos com todos. Mas um fato permanece e é verdadeiro: cachorrinhos, ursos, cavalos, pássaros e muitos outros bichos passam fome e são até surrados para aprenderem a pular um arco, ficar em pé ou dar voltas pelo picadeiro. Sejam circos grandes ou pequenos, os maus-tratos são os mesmos.
Mas o espetáculo não pode parar! e nós somos os palhaços.......
Ìndice | Artigo#1 | Artigo#2 | Artigo#3 | Artigo#4 | Artigo#5 | Artigo#6