Reportagem 4: "Trabalho infantil em matadouro: um crime (só um??)"

 

Dia 25/01, o Jornal Nacional (para humanos) e também outros jornais mostraram uma matéria muito triste sobre um matadouro (ou "abatedouro" como alguns chamam) em Caicó, Rio Grande do Norte, onde crianças de até 11 anos trabalhavam em troca de restos dos animais assassinados. Como de costume, não foi nem sequer mencionado os maus tratos terríveis e a crueldade para com os bois, vacas e bezerros, ali abatidos.

Imagine você uma criança - visivelmente pobre e subnutrida - de 11 anos, matando um boi! Pauladas na cabeça? Corte com facão no pescoço? Ou será que eram abertos ainda vivos? Ninguém sabe. Afinal, para eles isto não interessa! Quem se importa com o sofrimento ao qual estes animais eram submetidos? O absurdo para eles eram as crianças trabalharem quando deveriam estar na escola. O repórter também chamou a atenção para a precariedade do local (talvez se fosse mais limpo, tudo bem...) e deu a entender que o grande crime ali cometido era o trabalho infantil ilegal.

Com certeza, o último local onde qualquer criança deveria estar era num matadouro. Pensando bem, toda a criança deveria visitar um matadouro pelo menos uma vez em sua infância, para que pudessse - o quanto antes - parar de comer carne e virar vegetariano.

O que mais revolta é que nada foi mencionado; nenhuma palavra pronunciada; nenhuma linha sequer foi escrita sobre o quanto aqueles animais devem ter sofrido. Só para se ter uma idéia da barbaridade, um dos garotos ouvidos disse que gostaria de ter dinheiro para comprar todos aqueles bois, e assim não vê-los sofrer! Absolutamente terrível...

O pior: Caicó com certeza não é o primeiro nem o único caso deste tipo. Toda aquela região vive basicamente da pecuária bovina. Seja criança ou adulto, o importante é matar para vender! A secretaria da infância e o Juizado de menores foram até o local e provavelmente vão retirar todas as crianças do local e possívelmente fechar temporariamente o matadouro. Um final feliz para as criancinhas; missão cumprida pelo repórter... Quanto aos animais trucidados? Ah! quem se importa??

 

Ìndice | Reportagem 1 | Reportagem 2 | Reportagem 3 | Reportagem 5 | Reportagem 6 | Reportagem 7

1