Reportagem 3: "Cães malvados mordem seus donos bonzinhos!"
A algum tempo atrás o Jornal Nacional (para humanos) da Rede Globo exibiu uma matéria baseada em uma suposta pesquisa, indicando que 90% dos ataques de cães são contra seus própios donos. A reportagem mostrou uma médica do Rio de Janeiro que foi atacada por sua cadela rotweiller de quatro anos. Também no Rio de janeiro, foi mostrado um homem que doava sua cadelinha ao centro de zoonoses local, justificando que ela havia mordido sua filha. Ao final da matéria, uma veterinaria dizia que era preciso tomar cuidado com os cães e que qualquer sinal de desvio no comportamento DELES, seria suspeito.
Muito interessante, hein?? Só que por descaso ou por ignorância, omitiram um dado importantíssimo: O ÚNICO ANIMAL QUE ATACA SEM MOTIVO, MATA POR PRAZER E TEM CONSCIÊNCIA DISSO É O HOMEM !! Quando um cachorro ataca seu dono é porque tem algo de errado - não com o cachorro - mas COM O DONO!
Existem inúmeros casos de donos que saem de casa e deixam seus animais por horas, dias, semanas e até meses sem água e comida. E mesmo que deixem uma tijela de ração ou um pote d'água, não se tocam que UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO NÃO É UM OBJETO QUALQUER! Animais tem vida, sentimentos e necessidades como qualquer pessoa. Parece que esses sujeitos não sabem diferenciar seu bichinho de uma geladeira ou TV. Imagine uma médica ocupada que passa o dia inteiro fora de casa e viaja para congressos que duram dias. Ou pior: um sujeito sem condições financeiras de alimentar seus próprios filhos e que resolve ter um animal de estimação.
-"Mas eu dou atenção ao meu bichinho!" tem certeza?? Acha que um pouco de ração e uns jornais velhos são prova de carinho e atenção? Então se prepare para ser atacado! A reportagem não mostrou como os animais eram tratados e deu a entender que ter um cão em casa pode representar perigo! È a eterna lei de ação/reação: se você não trata seu animal de maneira correta, ele irá demonstrar isso de um jeito ou de outro. São como os jovens que crescem sem instrução adequada ou estrutura familiar. Só que até mesmo um bandido que cometeu latrocínio tem direito à defesa! Já os animais, esses são "doados" aos centros de zoonoses e eliminados cruelmente!
Agora o pior: Logo após a reportagem, enviamos um e-mail para a redação do referido noticiário televisivo, justamente relatando estes fatos. Dissemos que a matéria fora incompleta e tendenciosa, faltando mostrar o outro lado, O LADO DOS ANIMAIS.
Sabe qual foi a resposta?
"(...)a reportagem não tratava das relações com os cães e sim de uma pesquisa, e contra números não há argumentos..."
È justamente
essa (má) relação com os animais que causa os ataques.
A CULPA É DOS DONOS, E NÃO DOS CÃES!
De onde
surgiu esta suposta pesquisa? Quem a fez? Onde estão os
números?
Porque não
mostram também os números alarmantes das pesquisas
sobre maus tratos e crueldade contra animais?
Existem
argumentos sim senhor! além do mais, vidas não são números.
Os índices de violência são altos PORQUE o desemprego
e miséria são igualmente altos. A AIDS cresce a cada
dia PORQUE há negligência e descaso das autoridades e
da população em geral.
Animais atacam seus donos PORQUE são mal tratados e ignorados, mesmo que esses donos pensem o contrário.
Só para relembrar: O ÚNICO ANIMAL QUE MATA POR PRAZER, ATACA SEM MOTIVO E TEM CONSCIÊNCIA DISTO É O HOMEM!
Ìndice | Reportagem 1 | Reportagem 2 | Reportagem 4 | Reportagem 5 | Reportagem 6 | Reportagem 7