1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Trabalho final de direção / Roberto Tietzmann - p.2

*O filme que me motivou a fazer
cinema

Não tenho a menor dúvida que o filme que me influenciou definitivamente a querer fazer cinema é "De Volta Para o Futuro"1, realizado por Robert Zemeckis em 1985.

Fui assistir ao filme sem muitas expectativas2. Mas, duas horas depois, UAU! Eu não queria sair do cinema! Queria ficar mais cinco minutos, queria que o filme durasse um pouquinho mais para permanecer ligado aquele universo de fantasia e mágica.

Foi neste dia (que não anotei qual foi) que decidi que "um dia quero fazer algo tão legal quanto isso!". Fazer cinema era ainda um sonho distante, quase impossível para aquele garoto de 12 anos que não tinha nem idéia por onde começar.

O que nos traz a este ponto.

Este filme foi um projeto pessoal do diretor Robert Zemeckis, escrito e desenvolvido com seu amigo e ex-colega da escola de cinema da USC, Bob Gale. Pouco após a estréia dos dois (como roteiristas e de Zemeckis como diretor) no longa "Febre de Juventude"3em 1978, começaram a bater na porta dos estúdios com a idéia para um filme "sobre um adolescente que volta no tempo e que sua mãe se apaixona por ele"4.

Anos depois, quando conseguiram realizar seu filme, presentearam as platéias do mundo com uma obra divertidíssima e rica em aspectos curiosos tanto de roteiro quanto de direção.

O diretor conduz o filme com uma leveza característica de sua obra cinematográfica. Os personagens de Zemeckis, mesmo quando em situações de sofrimento ou perigo, parecem sentir-

IMAGE imgs/direcao01.gif
Apesar do primeiro filme que me deixou morrendo de ansiedade para vê-lo tenha sido "Superman" (1978) e o primeiro filme em que me diverti sem parar foi "Caçadores da Arca Perdida" (1981), "De Volta Para o Futuro" leva a medalha como o que definitivamente me impressionou.
2Trivia pessoal: foi no Multicine no shopping em Canoas.
3Sobre jovens que decidem ir a uma apresentação dos Beatles no Ed Sullivan Show. Reprisado várias vezes na TV Globo.
4Reza a lenda que o mais ruborizado NÃO! que eles levaram foi dos estúdios Disney.

1