|
TEXTOS SOBRE VIOLÊNCIA
Instrumentos europeos
de tortura y pena capital - Desde la Edad Media hasta el Siglo XIX
- "Inaugurada en abril de 1983 en Florencia, Italia, la iniciativa de esta exposición, ya célebre a nivel internacional, constituye un formidable testimonio contra la brutalidad del poder en cualquier lugar y tiempo."
Quando as ratoeiras viram gaiolas... - do filósofo Rubem Alves: "Hobbes chamava o Estado de ``Deus Mortal'' porque todos os seus atos são legítimos. Têm de ser legítimos porque é ele, Estado, que estabelece a lei. A polícia, pelo monopólio do uso legítimo da violência, participa dos atributos da divindade. A polícia se estabelece, assim, como uma instituição com as características do sagrado: a sensação de poder, concedida pelo uso das armas; o prazer sádico de infligir sofrimento às pessoas; a arrogância de não haver nenhuma instância superior a que prestar contas; o sentimento de onipotência, concedido pela certeza da impunidade."
(Jornal "Folha de São Paulo", segunda, 5 de maio de 1997)
Sistema Prisional Brasileiro - da Comissão de Direitos Humanos Câmara dos Deputados -
Relatório da II Caravana Nacional
de Direitos Humanos - Brasilia, setembro de 2000
Crise de valores leva a classe média ao crime, diz antropólogo - Teresa Caldeira (Jornal "Folha de São Paulo, 22/09/96).
Núcleo pretende estudar o fenômeno da criminalidade na Classe Média - Reportagem de Mário Magalhães - Jornal "Folha de São Paulo", 21 de fevereiro de 2000.
A cidade fortificada - Teresa Caldeira (Jornal "Folha de São Paulo, 22/09/96).
Os crimes sexuais
- Jaime Pinsky e Luiza Nagib Eluf (Do livro: "Brasileiro é assim mesmo" - Jaime Pinsky e Luiza Nagib Eluf, Ed. Contexto, 1993, São Paulo).
A ordem tribal: A violência é de todos - Alba Zaluar (Do livro: "Da revolta ao crime S. A.", Alba Zaluar, Ed. Moderna, São Paulo, 1996, págs. 9 a 22).
Desigualdade entre ricos e pobres é a causa maior da criminalidade
- Luis Henrique Amaral (Jornal "Folha de São Paulo, 03/09/95).
A experiência da Violência - Vinicius Caldeira Brant - organizador (Do livro: "São Paulo, Trabalhar e viver" - pág. 164 a 166, Ed. Brasiliense, ano 1989).
Sobre a pena de morte - Hélio Bicudo (Do livro: "Violência - o Brasil cruel e sem maquiagem", Ed. Moderna, São Paulo, 1994, pág. 84 a 96).
As relações criminosas - O crime é um meio para a mobilidade social numa sociedade desigual - Muitos jovens compensam a marginalidade, entrando em quadrilhas - Paulo Sérgio Pinheiro (Jornal "Folha de São Paulo", 22/09/96)
Violência - Rubem Alves
(Da revista: "Tempo e presença", publicação do CEDI, número 246, ano 11, outubro de 1989).
A devoração da esperança no próximo - O esvaziamento da vida pública é a contraface da queda da vida privada - Jurandir Freire Costa (Jornal "Folha de São Paulo", 22/09/96).
Explicações para a violência impedem que a violência real se torne compreensível - Marilena Chauí (Folha de São Paulo, Domingo, 14 de Março de 1999).
Pesquisa sobre Violência Policial - Rodrigo Vergara (Jornal "Folha de São Paulo", domingo, 6 de abril de 1997)
|